O uso de recursos didáticos nas aulas de geografia: contribuições a partir de uma prática

Linovaldo Miranda Lemos

Resumo


O presente texto visa contribuir com a prática do profissional de geografia, especialmente daqueles recém-saídos dos cursos de licenciaturas e apresenta de forma direta e sucinta, alguns aspectos relativos às metodologias e práticas de ensino dessa disciplina, utilizando-se de recursos disponíveis nas escolas. Os aspectos aqui levantados possuem por base a experiência do autor como professor nos diversos níveis de ensino e, principalmente, na disciplina “Ambiente de Aprendizagem de Geografia” ministrada no 5.o período no IFF. Este texto pretende ser um material que apresenta dez aulas com uma sucinta descrição da proposta e da justificativa de cada uma. Cada aula, na verdade, refere-se à utilização de um recurso didático diferente. Apresentam-se, ainda, as estratégias propriamente ditas sem, no entanto, chegar-se ao ponto de propor temas e questões específicas a serem aplicadas sob uma dada “situação”. E isso é de propósito, na medida em que se pretende ser, tão-somente, um ponto de partida.

Palavras-chave


Geografia; Recursos; Ensino-aprendizagem

Texto completo:

PDF