A EXPERIÊNCIA DA INTERAÇÃO, DA DIALOGICIDADE E DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO PROJETO PROEJA FIC/CÁCERES/MT

Autores

  • Acir Fonseca Montecchi
  • Inêz Aparecida Deliberaes Montecchi

Palavras-chave:

EXPERIÊNCIA, INTERAÇÃO, DIALOGICIDADE, APRENDIZAGEM, PROJETO, PROEJA, FIC, CÁCERES, MT

Resumo

INTRODUÇÃO:O PROEJA FIC iniciou-se em Cáceres, Mato Grosso, no ano de 2010 e objetivava ofertar o Ensino Fundamental integrado a formação inicial e continuada a agricultores familiares da comunidade de Vila Aparecida – comunidade localizada na zona rural a 50 quilômetros da cidade – e pescadores ligados à Colônia Z2 e suas famílias. Pensado inicialmente para ter a duração de três anos, foi estendido por mais dois anos ao verificar-se a necessidade de uma temporalidade maior para a formação dos educandos. O estudo relata a experiência desenvolvida com pescadores e famílias ribeirinhas, as escolhas metodológicas que oportunizam o retorno à escola, em alguns casos, o primeiro contato com a sala de aula, o calendário diferenciado que tem suas atividades intensificadas no período da piracema (novembro a fevereiro). Uma vez por mês, coordenadores, colaboradores e professores, visitam os pescadores nos seus locais de trabalho. Previamente agendada, possibilita o contato dos membros do projeto com a realidade do estudante/trabalhador durante um final de semana. Momento em que os pescadores recebem coordenadores, professoras e outros colegas nos acampamentos, trocam informações, tiram dúvidas e compartilham experiências na construção de novos conhecimentos.

Biografia do Autor

  • Acir Fonseca Montecchi
    Universidade do Estado de Mato Grosso. Graduado em História, Mestre em História
  • Inêz Aparecida Deliberaes Montecchi
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso/Campus Cáceres. Graduada em Letras. Mestre em História

Downloads