Microplásticos e impactos no meio ambiente: Análise de ocorrências no ambiente marinho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/2177-4560.v14n12020p4-17

Palavras-chave:

Resíduos plásticos, Microplásticos, Impactos ambientais, Ambiente marinho

Resumo

O aumento da utilização do plástico tem provocado o acúmulo de partículas microplásticas no meio ambiente, em especial nos oceanos. Isso se deve, principalmente, ao descarte incorreto desses resíduos plásticos. No Brasil, como esse tema é considerado novo, e o número de estudos publicados ainda é escasso, há uma grande oportunidade de se estudar a respeito dos microplásticos. Dessa maneira, neste artigo, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema microplásticos e impactos no meio ambiente, com foco em analisar ocorrências no ambiente marinho. Para isso, estudaram-se fontes de resíduos que geram os microplásticos, procedimentos para coleta de microplásticos, materiais utilizados para coletá-los e para analisá-los em laboratório e efeitos dos microplásticos no meio ambiente e na saúde de seres vivos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Isabel Cristina Tomaz Firme, Instituto Federal Fluminense
    Mestranda em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Macaé- Macaé/RJ – Brasil. E-mail: isabelfirme.enguff@gmail.com  
  • Manildo Marcião de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
    Doutor em Ciências (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e coordenador do Laboratório de Ecotoxicologia e Microbiologia Ambiental (LEMAM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Cabo Frio – Cabo Frio/RJ – Brasil. E-mail: manildodpicf@gmail.com.  

Downloads

Publicado

16-04-2020

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

Microplásticos e impactos no meio ambiente: Análise de ocorrências no ambiente marinho. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 4–17, 2020. DOI: 10.19180/2177-4560.v14n12020p4-17. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/15345.. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)