Ampliação do Porto do Forno na Reserva Extrativista Marinha em Arraial do Cabo – RJ

Autores

  • Leonízia Valdeci de Melo
  • Tarsila Barreto Sales
  • Gabriel Lima de Souza
  • Francisco Formagini Brant
  • Marília Manicacci

Palavras-chave:

Impactos ambientais de portos, Unidades de conservação de

Resumo

O Porto do Forno, situado na Enseada dos Anjos, no município de Arraial do Cabo – RJ, encontra-se incrustado na área da Reserva Extrativista Marinha, uma unidade de conservação de uso sustentável conforme a Lei 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Criado a partir de 1920, se estende até os dias atuais, operando irregularmente sem licença ambiental para empresas locais, servindo também, como ponto de apoio às operações com petróleo, na Bacia de Campos. Neste trabalho, objetiva-se apontar os possíveis impactos socioeconômicos e ambientais gerados com a ampliação das atividades do Porto do Forno.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leonízia Valdeci de Melo
    Mestranda em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, Brasil Especialista em Gerenciamento Socioambiental Costeiro pela COPPE/UFRJ, Brasil. Graduada em Biologia pela Faculdade da Região dos Lagos, FERLAGOS, Brasil.
  • Tarsila Barreto Sales
    Mestranda em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, Brasil Graduada em Biologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
  • Gabriel Lima de Souza
    Mestrado em andamento em Engenharia Ambiental; e Graduado em Tecnologia de Perfuração de Poços pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, Brasil. Graduado em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
  • Francisco Formagini Brant
    Mestrando em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, Brasil. Graduado em Biologia pela Universidade do Grande Rio, UNIGRA NRIO, Brasil.
  • Marília Manicacci
    Mestranda em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, Brasil. Pós-graduada em Gestão e Manejo Ambiental de Sistemas Florestais pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Juiz de Fora. UFJF, Brasil.

Downloads

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Ampliação do Porto do Forno na Reserva Extrativista Marinha em Arraial do Cabo – RJ. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 163–186, 2010. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20090019.. Acesso em: 29 mar. 2024.