O rio, o homem, o drama

Autores

  • Fernanda Pacheco da Silva Huguenin

Palavras-chave:

Desastres ambientais. Bacia do Paraíba do Sul. Pescadores artesanais. Desigualdade ambiental.

Resumo

A bacia do Paraíba do Sul é historicamente marcada por desastres decorrentes de despejos de efluentes industriais. Interrupção do abastecimento de água e mortandades de peixe são fenômenos recorrentes desde que o processo de industrialização e urbanização se intensificou na região. O trabalho analisa, a partir do registro etnográfico, as consequências do desastre da Cataguazes de Papel, ocorrido em 2003, do ponto de vista dos pescadores de Gargaú, assentamento pesqueiro localizado na foz do rio. O artigo discute, dentro do campo da Antropologia, a vulnerabilidade ao risco e à desigualdade socioambiental de uma população de tradições do litoral fluminense.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Pacheco da Silva Huguenin
    * Doutoranda em Antropologia pela Universidade de Brasília – UNB. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, Campos dos Goytacazes/RJ, v. 4 n. 1, p. 11-36, jan. / jun. 2010

Downloads

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

O rio, o homem, o drama. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 11–36, 2011. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20100001.. Acesso em: 18 abr. 2024.