Conflito socioambiental entre atividades de pesca artesanal marinha e implantação de atividades portuárias no Norte Fluminense

Autores

  • Thaís Nacif de Souza
  • Vicente de Paulo Santos de Oliveira

Palavras-chave:

Pesca artesanal. Complexo Portuário do Açu. Conflito socioambiental.

Resumo

A atividade portuária impacta diretamente o meio ambiente em que se insere. A implantação do Complexo Portuário do Açu promoverá profundas mudanças tanto no ambiente quanto na vida das comunidades circunvizinhas, interferindo, principalmente, na vida dos pescadores artesanais da região. Neste estudo foi realizado o levantamento de dados por meio de questionários e entrevistas, além da análise dos conflitos observados entre a pesca artesanal e a implantação do grande empreendimento do Complexo Portuário do Açu, no município de São João da Barra-RJ. O estudo comprovou que a área escolhida é utilizada para a pesca artesanal e que sua restrição resultou em um potencial conflito entre a atividade da pesca e a implantação do Porto. Identifica-se, assim, a necessidade de planejamento participativo de um plano de ação bem estruturado, como o estabelecimento de uma Agenda Ambiental Portuária, a fim de atingir maior sustentabilidade do negócio portuário e minimizar os conflitos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thaís Nacif de Souza
    Mestre em Engenharia Ambiental, Pós-graduanda em Educação Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, campus Macaé, RJ, Brasil. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil.
  • Vicente de Paulo Santos de Oliveira
    Doutor em Engenharia Agrícola, Graduado em Engenharia de Agrimensura pela Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil. Mestre em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil. Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, campus Campos Centro, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil.

Downloads

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Conflito socioambiental entre atividades de pesca artesanal marinha e implantação de atividades portuárias no Norte Fluminense. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 219–230, 2011. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20100021.. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>