Licenciamento ambiental e sustentabilidade

Autores

  • Marcelo Macedo Valinhas

Palavras-chave:

Licenciamento Ambiental. Sustentabilidade. Gestão Ambiental.

Resumo

A sustentabilidade está apoiada principalmente nas dimensões econômica, ambiental e social. No entanto, sem a dimensão política ela não se constrói. Um dos principais instrumentos de comando e controle da política nacional de meio ambiente, o licenciamento ambiental é um processo contínuo de gestão ambiental pública e privada. Analisou-se o processo de licenciamento ambiental como acoplamento estrutural entre os sistemas social, econômico e ambiental. Apesar da constatação de críticas aos mecanismos de comando e controle dos últimos anos, foi verificado que o Estado do Rio de Janeiro tem buscado integrar a política ambiental do Estado à gestão ambiental privada e que esta integração busca atender às demandas dos sistemas sociais e econômicos para as questões ambientais. Em linhas gerais, este caminho segue as estratégias e ações propostas na Agenda 21 brasileira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo Macedo Valinhas
    Graduado em Geografia, Mestre em Engenharia Ambiental, Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IF Fluminense, campus Macaé, RJ, Brasil e Gerente Setorial de Meio Ambiente e Logística do E&P Serviços – PETROBRAS.

Downloads

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Licenciamento ambiental e sustentabilidade. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 231–248, 2011. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20100022.. Acesso em: 25 abr. 2024.