Diagnóstico Ambiental Preliminar de Oito Lagoas de Tabuleiro da Região Norte Fluminense

Autores

  • Dayana R. C. Vilaça
  • Isis S. V. Jacob
  • Sônia G. Alves

Palavras-chave:

Lagoas de tabuleiro. Degradação. Restauração.

Resumo

A falta de políticas públicas visando à conservação, preservação e recuperação dos Recursos Hídricos de Campos dos Goytacazes motivou este estudo, que teve por objetivo verificar as condições ambientais de oito lagoas de tabuleiro, a saber: Lagoa da Onça, do Coqueiro, do Lameiro, Limpa, do Jacu, do Cantagalo, das Pedras e Maria do Pilar, na região Norte Fluminense. Para isso utilizou-se de observações, registros fotográficos, levantamento bibliográfico e técnicas de geoprocessamento. Constatou-se que as lagoas visitadas necessitam de obras de intervenção e/ou propostas de demarcação, restauração e proteção, já que as mesmas tiveram sua dinâmica natural alterada por ações antrópicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dayana R. C. Vilaça
    Geógrafa; Pós-graduanda em Educação Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense; Pesquisadora do Núcleo de Estudos Socioambientais/UFF Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil.
  • Isis S. V. Jacob
    Bióloga; Pós-graduanda em Educação Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense; Pesquisadora do Núcleo de Estudos Socioambientais/UFF Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil.
  • Sônia G. Alves
    Jornalista; Pós-graduanda em Educação Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense; Pesquisadora do Núcleo de Estudos Socioambientais/UFF Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil.

Downloads

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Diagnóstico Ambiental Preliminar de Oito Lagoas de Tabuleiro da Região Norte Fluminense. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 131–145, 2012. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20110008.. Acesso em: 25 abr. 2024.