O processo de transformação de uma lagoa em brejo e suas implicações conceituais na degradação ambiental: o caso da Lagoa Maria do Pilar

Autores

  • Dayana Rodrigues Coutinho Vilaça

Palavras-chave:

Lagoa Maria do Pilar. Brejo dos Prazeres. Degradação ambiental. Unidade de Conservação.

Resumo

O presente trabalho trata de um estudo pioneiro sobre a Lagoa Maria do Pilar, cujos aspectos físicos e conceituais que lhes garantiam o status de lagoa foram drasticamente alterados por intervenções antrópicas, impondo-lhe uma nova classificação limnológica, bem como uma nova denominação, a saber, Brejo dos Prazeres. Esta pesquisa se propôs não só a compreender a transformação sofrida pelo corpo hídrico em questão a partir da análise de mapas, fotos e estudos de diferentes especialistas, mas, sobretudo, a ressaltar a importância desse ecossistema nos dias atuais e a necessidade de sua revitalização e preservação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dayana Rodrigues Coutinho Vilaça
    Professora de Geografia da rede estadual do RJ e da rede municipal de ensino de São João da Barra-RJ. Pesquisadora do Núcleo deEstudos Sociais - NESA (UFF), Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil.

Downloads

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

O processo de transformação de uma lagoa em brejo e suas implicações conceituais na degradação ambiental: o caso da Lagoa Maria do Pilar. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 135–171, 2012. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20110020.. Acesso em: 28 mar. 2024.