Conjuntura dos Recursos Hídricos do Município de São Francisco de Itabapoana, RJ

Autores

  • Laert Guerra Werneck
  • Alváro Goulart Fulgencio
  • Cláudio Wagner Sales

Palavras-chave:

Recursos hídricos. São Francisco de Itabapoana. RJ.

Resumo

São Francisco de Itabapoana, RJ, tem uma economia dependente da agropecuária e da pesca, por isso a gestão de seus recursos hídricos reveste-se de importância. Os dois principais rios que limitam o município ao norte (rio Itabapoana) e ao sul (rio Paraíba do Sul) possuem série histórica de dados fluviométricos. Entre esses rios, uma profusão de córregos e ribeirões é responsável por dar sustentação à agropecuária,sendo o abastecimento humano dependente da água subterrânea. Contaminações estão associadas ao uso de agroquímicos. Os efluentes urbanos são depositados no solo, o que compromete a qualidade do aquífero freático, com poluição industrial pouco expressiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Laert Guerra Werneck
    Engenheiro Agrônomo, Biólogo e Extensionista Rural da Emater-Rio, Mestre em Engenharia Ambiental, Instituto FederalFluminense, câmpus Bom Jesus de Itabapoana, RJ, Brasil. E-mail: blackbil62@gmail.com .
  • Alváro Goulart Fulgencio
    Biólogo. Secretaria de Meio Ambiente de Piúma, ES, Brasil. E-mail: agfulgencio@yahoo.com.br.
  • Cláudio Wagner Sales
    Técnico em Química, INB (Indústrias Nucleares do Brasil), Mestre em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense.E-mail: claudiowsdn@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

21-01-2013

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Conjuntura dos Recursos Hídricos do Município de São Francisco de Itabapoana, RJ. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 69–83, 2013. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20120005.. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)