Plano Diretor Participativo: jogando e aprendendo a viver

Autores

  • Hélio Gomes Filho Instituto Federal Fluminense
  • Margarida Maria Mussa Tavares Gomes Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

Plano Diretor. Participação. Empoderamento. Gestão Democrática. Jogos Educativos.

Resumo

Este artigo descreve um projeto implementado no município de Quissamã, no litoral norte-fluminense, sob forte influência da produção de petróleo da Bacia de Campos. Relata a experiência realizada entre 2006 e 2008, com apoio do Ministério das Cidades e do CNPq, que teve como objetivo o desenho de uma metodologia de gestão participativa que efetivasse a capacitação da comunidade quissamaense no acompanhamento e execução do “Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável do Município de Quissamã – RJ”. Traz ao debate alternativas de envolvimento comunitário no processo de gestão democrática do território, baseadas em jogos educativos. Discute os resultados obtidos numa primeira fase de realização do projeto, além de sugerir ações futuras necessárias ao delineamento de um quadro de gestão do território municipal em processo de democratização.

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Biografia do Autor

  • Hélio Gomes Filho, Instituto Federal Fluminense
    Hélio Gomes Filho - Mestre em Planejamento Regional e Gestão da Cidade pela Universidade Cândido Mendes (UCAM - Campos dos Goytacazes) ; Doutorando em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) - Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Campus Campos-Centro - Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. Email: heliogomes58@gmail.com
  • Margarida Maria Mussa Tavares Gomes, Instituto Federal Fluminense
    Margarida Maria Mussa Tavares Gomes - Mestra em Planejamento Regional e Gestão da Cidade pela Universidade Cândido Mendes (UCAM - Campos dos Goytacazes),Doutoranda em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Campus Campos-Centro. Campos dos Goytacaze/RJ - Brasil. Email:margarida.m@gmail.com.Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Urbanismo da UFRJ (PROURB). Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1980) e Mestrado em Planejamento Regional e Gestão da Cidade - UCAM (2004). É professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal Fluminense - campus Campos Centro

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Publicado

21-05-2015

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Plano Diretor Participativo: jogando e aprendendo a viver. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 21–34, 2015. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20140002.. Acesso em: 25 abr. 2024.

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