Diagnóstico da fauna silvestre recebida e resgatada pelo Instituto Ecológico Búzios de Mata Atlântica aos arredores da Área de Proteção Ambiental Pau-Brasil na Região dos Lagos

Autores

  • Pedro Dutra Lacerda Instituto Ecológico Búzios de Mata Atlântica (IEBMA), Armação de Búzios/RJ, Brasil.
  • Bruno Corrêa Barbosa Laboratório de Ecologia Comportamental e Bioacústica da Universidade Federal de Juiz de Fora, 36036-900 Juiz de Fora, MG, Brasil.
  • Mariana Paschoalini Mariana Paschoalini - Mestre em Ecologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).Doutoranda em Ecologia pela e Membro do Laboratório de Ecologia Comportamental e Bioacústica (LABEC) da Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora/MG, Brasil. Email: pf.mariana@yahoo.com
  • Tatiane Tagliatti Maciel Laboratório de Ecologia Comportamental e Bioacústica da Universidade Federal de Juiz de Fora, 36036-900 Juiz de Fora, MG, Brasil.

Palavras-chave:

Apreensão. Biologia da conservação. Preservação. Rio de Janeiro.

Resumo

Este estudo objetivou o levantamento das espécies silvestres recebidas voluntariamente ou resgatadas no ano de 2011 na Região dos Lagos no estado do Rio de Janeiro, visando identificar aquelas ameaçadas de extinção, quantificar os grupos mais apreendidos e conhecer a destinação dada aos espécimes. Foram analisados os registros obtidos do Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica, organização não governamental (ONG) responsável pela Área de Proteção Ambiental Pau-Brasil e pela Região dos Lagos. Constatou-se a apreensão de 181 animais. Do total de animais apreendidos, 51% eram mamíferos (13 espécies), 25% répteis (13 espécies), 24% aves (11 espécies) e 1% peixes (1 espécie). Entre os animais, 12 espécies constam na Lista das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro Dutra Lacerda, Instituto Ecológico Búzios de Mata Atlântica (IEBMA), Armação de Búzios/RJ, Brasil.
    Pedro Dutra Lacerda - Graduando em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica-Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (PUC/CES JF). Biólogo do Instituto Ecológico Búzios de Mata Atlântica (IEBMA)Armação de Búzios/RJ, Brasil. Email:pedrodutralacerda@hotmail.com.
  • Bruno Corrêa Barbosa, Laboratório de Ecologia Comportamental e Bioacústica da Universidade Federal de Juiz de Fora, 36036-900 Juiz de Fora, MG, Brasil.
    Bruno Corrêa Barbosa - Mestre em Zoologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Doutorando em Ecologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora.Membro do Laboratório de Ecologia Comportamental e Bioacústica (LABEC) da Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora/MG. Brasil. Email:barbosa.bc@outlook.com.
  • Mariana Paschoalini, Mariana Paschoalini - Mestre em Ecologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).Doutoranda em Ecologia pela e Membro do Laboratório de Ecologia Comportamental e Bioacústica (LABEC) da Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora/MG, Brasil. Email: pf.mariana@yahoo.com
    Mariana Paschoalini - Mestre em Ecologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).Doutoranda em Ecologia e Membro do Laboratório de Ecologia Comportamental e Bioacústica (LABEC) da Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora/MG, Brasil. Email:pf.mariana@yahoo.com
  • Tatiane Tagliatti Maciel, Laboratório de Ecologia Comportamental e Bioacústica da Universidade Federal de Juiz de Fora, 36036-900 Juiz de Fora, MG, Brasil.
    Tatiane Tagliatti Maciel - Graduanda em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica - Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (PUC/CES JF). Membro do Laboratório de Ecologia Comportamental e Bioacústica (LABEC) Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora/MG. Brasil. E-mail:tatitaqliatti@hotmail.com

Downloads

Publicado

21-05-2015

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Diagnóstico da fauna silvestre recebida e resgatada pelo Instituto Ecológico Búzios de Mata Atlântica aos arredores da Área de Proteção Ambiental Pau-Brasil na Região dos Lagos. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 75–82, 2015. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20140006.. Acesso em: 25 abr. 2024.