Gerenciamento de resíduos sólidos urbanos nos municípios localizados na área de influência direta do Complexo do Porto do Açu: diagnóstico e propostas

Autores

  • Raissa de Souza Graça Torres

Palavras-chave:

Gestão integrada de resíduos sólidos. Gestão de resíduos. Porto, Açu.

Resumo

A gestão dos resíduos sólidos urbanos é um instrumento que tem como finalidade gerir de forma completa as etapas de geração, coleta e disposição final dos resíduos, abrangendo todas as questões relacionadas a esse processo, no qual estão envolvidos aspectos sociais, técnicos, políticos, administrativos, entre outros. Os problemas dos resíduos são diversos e o impacto da falta de gestão afeta não só o meio ambiente, como também a sociedade e a economia. Este trabalho apresenta um enfoque sobre a situação atual na questão dos resíduos sólidos urbanos nos municípios da área de influência do Complexo do Porto do Açu – São João da Barra, Campos dos Goytacazes, São Francisco de Itabapoana e Quissamã –, indica os principais requisitos para alcançar uma gestão integrada de resíduos, baseada nos preceitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, e faz uma avaliação da gestão de resíduos nos quatro municípios, além de apresentar propostas para melhorias e adequações em seus sistemas de gestão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raissa de Souza Graça Torres
    Tecnologia em Gestão Ambiental pelo CEFET-RJ.Mestrado em Engenharia Ambiental pelo IFF.

Downloads

Publicado

21-05-2015

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Gerenciamento de resíduos sólidos urbanos nos municípios localizados na área de influência direta do Complexo do Porto do Açu: diagnóstico e propostas. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 135–154, 2015. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.20140010.. Acesso em: 28 mar. 2024.