Qualidade da água e suas relações com a biodiversidade fitoplanctônica

Autores

  • Marianna de Queiroz Louro Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Palavras-chave:

Poluição. Monitoramento. Parâmetros físico-químicos e biológicos. Índices de qualidade da água.

Resumo

A presente revisão tem como objetivo apresentar alguns parâmetros bióticos e abióticos que são utilizados para determinação da qualidade da água e sua influência sobre a biodiversidade fitoplanctônica. A diminuição da biodiversidade fitoplanctônica em ambientes poluídos pode alterar toda a estrutura trófica do ecossistema, visto que essa comunidade é a base da cadeia trófica nesses ambientes. O conhecimento dos diferentes parâmetros que determinam a qualidade da água é importante para o manejo e conservação dos ecossistemas aquáticos. Geralmente os parâmetros são de fácil acesso e interpretação, o que permite amplo monitoramento da qualidade da água em todo o país.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marianna de Queiroz Louro, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
    Mariana de Queiroz Louro - Doutoranda em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, UENF, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil. Email: mariannalouro@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

05-06-2015

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

Qualidade da água e suas relações com a biodiversidade fitoplanctônica. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 207–225, 2015. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/boletim/article/view/2177-4560.v9n115-12.. Acesso em: 19 abr. 2024.