Atividades práticas itinerantes como estratégia de educação científica para o Ensino Médio no município de Campos dos Goytacazes – RJ

Autores

  • Ana Laura Loureiro Martins Nascimento
  • Rayana Escala Ribeiro Torres
  • Luciana Belarmindo da Silva
  • Natália Deus-de-Oliveira Crespo

Resumo

Sabe-se que existe grande carência por parte da população brasileira quanto aos conhecimentos científicos, e diversas podem ser as estratégias para promover a divulgação e consolidação desses saberes. De acordo com essas estratégias, as atividades experimentais mostram-se aliadas do aprendizado dos alunos. Desta forma, este projeto de extensão, iniciado em 2015, tem como proposta democratizar o conhecimento científico, inserindo atividades experimentais de Biologia, palestra, oficinas, coleções, modelos e exposições integradoras para alunos de escolas estaduais do Ensino Médio do município de Campos dos Goytacazes. Delimitaram-se cinco escolas-alvo desta ação que foram selecionadas de acordo com o critério dos baixos índices no IDEB e no ENEM. Todas as escolas selecionadas foram convidadas a participar do projeto, mas apenas duas dessas aceitaram a parceria: C.E. Liceu de Humanidades de Campos e C.E. XV de Novembro. Nessas escolas, os professores realizaram parceria com o projeto através da participação dos alunos de suas turmas. Na escola XV de Novembro dois professores se comprometeram, totalizando cinco turmas do 2º ano e quatro do 3º ano do Ensino Médio. No C.E. Liceu apenas uma professora fez parceria, totalizando cinco turmas do 1º ano e uma turma do 2º ano do Ensino Médio. Realizou a pesquisa e a construção de sete roteiros experimentais adequados ao conteúdo de cada série. De acordo com a pesquisa do espaço físico escolar, a escola XV de Novembro não possui laboratório de ciências/biologia e, desta forma, objetivamos realizar experimentos de baixo custo e utilizar materiais alternativos. Como primeira linha de divulgação foi realizada visita técnica dos alunos ao IFFluminense campus Campos Centro e aplicação no laboratório de biologia do roteiro “Observação de células eucarióticas”. Além disso, dois roteiros (“Extração de DNA” e “Alimentos e digestão”) já foram aplicados nas duas escolas parceiras para alunos das turmas dos professores participantes. Como forma de adquirir/quantificar dados, dois questionários foram produzidos para serem aplicados no início e no fim da ação do projeto nas escolas. Participamos de dois eventos científicos no município com oferta de palestras e atividades experimentais e oferecemos uma oficina para professores da rede municipal ainda com relação à proposta itinerante deste projeto. Espera-se com este projeto divulgar conhecimentos científicos para alunos, professores e público em geral, refletir e comprovar a importância das atividades experimentais no ensino, atualizar os professores envolvidos com relação ao saber científico em atividades práticas, estimular os alunos a participarem das aulas e, acompanhá-los antes, durante e após a ação do projeto, analisando a vida escolar (notas e disciplina na escola).

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Publicado

08-12-2017

Edição

Seção

Educação