Hidroponia, compostagem e piscicultura: uma relação sustentável no contexto da politecnia

Autores

  • André Felipe Figueira Coelho
  • Marcella Teixeira Guedes
  • Matheus Baptista de Souza Coutinho
  • Tassia Gabriele Balbi de Figueiredo e Cordeiro
  • Francesco Lugli
  • Luiza Fajardo

Resumo

O reúso e a reciclagem de resíduos orgânicos, inorgânicos e de polímeros são temas amplamente discutidos no meio científico, de inovação e educacional. Da mesma forma, os conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável estão no mesmo movimento das práticas escolares. Entretanto, nem sempre são desenvolvidos e incentivados de maneira prática e planejada no processo de ensino-aprendizado. No que diz respeito ao IFFluminense campus Avançado Maricá, o projeto extensionista fez uso das peculiaridades de seu espaço físico para avançar no desenvolvimento de práticas sustentáveis como a montagem de uma composteira, assim como um sistema hidropônico associado à piscicultura, aprimoradamente chamado de aquaponia, ambos foram utilizados como prática educacional, de debate e reflexão pedagógica no campus Avançado Maricá. O projeto objetiva o desenvolvimento dos sistemas mencionados para produzir matéria orgânica a partir de uma composteira, como também hortaliças a partir do sistema hifenado de hidroponia e piscicultura. Desta forma, o projeto acolherá escolas do município de Maricá, de forma a produzir debates e demonstrações de ações voltadas ao consumo consciente e aproveitamento de resíduos. Da mesma forma, o projeto pode ser estendido para a capacitação docente de professores da mesma rede de educação. A metodologia quanto à construção do projeto baseou-se em conceitos politécnicos, com o incentivo ao protagonismo discente. A participação de alunos do ensino integrado Técnico em Edificações ocorreu entremeado às práticas pedagógicas como parte do conteúdo do projeto integrador, oferecido pelo campus, durante um trimestre. Desta forma, foi possível experimentar o processo de ensino-aprendizagem sob duas vertentes: no plano discente, com a aplicação didática interna e na extensão, com a participação de docentes e servidores técnico-administrativos em educação do campus. O projeto de extensão obteve resultados consistentes no que diz respeito ao desenvolvimento da organização do trabalho, planejamento e construções físicas propostas. Desta forma, perspectivas futuras do ambiente escolar apontam para um maior incentivo de práticas apoiadas em metodologias similares de protagonismo, cooperação, planejamento e execução de projetos. Os próximos passos do projeto extensionista buscam o desenvolvimento harmônico do sistema de aquaponia para dar início às visitações.

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Publicado

08-12-2017

Edição

Seção

Meio Ambiente