Proposta de um Modelo de Aprendizagem Construtivista Integrado à Plataforma Moodle para Auxílio ao Desenvolvimento Cognitivo em Programação

Autores

  • Gesane Zanata Queiroz

Resumo

Este artigo apresenta o conceito proposto por Vygotsky denominado ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal), que se fundamenta na aprendizagem construtivista do indivíduo. Neste sentido, propõe-se, um modelo de aprendizagem que permita ao aluno construir suas próprias ideias a partir da resolução de problemas em linguagem de Programação Object Pascal referentes ao Curso de Computação. Este modelo é composto por três módulos integrados à Plataforma Moodle que auxiliarão o aluno a solucionar tais problemas, a fim de que ele possa desenvolver suas habilidades cognitivas. Palavras Chaves: Aprendizagem construtivista; Plataforma Moodle; Desenvolvimento Cognitivo em Programação

Biografia do Autor

  • Gesane Zanata Queiroz
    Curso de Licenciatura Plena em Informática - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Campus Universitário de Rondonópolis (CUR) Rodovia Rondonópolis-Guiratinga, KM 06 (MT 270). Bairro Sagrada Família. CEP 78.735-901. Rondonópolis - MT - Brasil

Downloads

Publicado

22-08-2011

Edição

Seção

Trabalhos completos