Edições anteriores

  • IX Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão
    2022

    O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos Guarus realizou, no período de 16 a 18 de Novembro de 2022, a 9ª edição do Congresso de Ensino Pesquisa Extensão – IX CONEPE - com a temática “Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil: 200 Anos de História”. O evento, ocorreu de forma híbrida, conforme as orientações sanitárias para o período, porém primando como em todas as suas edições, pela troca de experiências e conhecimentos. O IX CONEPE, é um espaço privilegiado destinado à divulgação dos resultados e reflexões oriundos das atividades de pesquisa e extensão entendidos na sua indissociabilidade. Assim, a assunção dos trabalhos submetidos ao Congresso não se guia por uma única área de conhecimento, mas pela própria natureza multidisciplinar das ações de pesquisa e extensão do Instituto Federal Fluminense.
  • VIII Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão
    2021

    O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos Guarus realizou, no período de 22 a 26 de Novembro de 2021, a 8ª edição do Congresso de Ensino Pesquisa Extensão – VIII CONEPE - com a temática “ENSINO, SAÚDE E MEIO AMBIENTE: O IMPACTO DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS”. O evento foi ONLINE, ocorrendo totalmente de forma remota, obedecendo o distanciamento social, conforme as orientações sanitárias para o período, porém primando como em todas as suas edições, pela troca de experiências e conhecimentos. O VIII CONEPE, é um espaço privilegiado destinado à divulgação dos resultados e reflexões oriundos das atividades de pesquisa e extensão entendidos na sua indissociabilidade. Assim, a assunção dos trabalhos submetidos ao Congresso não se guia por uma única área de conhecimento, mas pela própria natureza multidisciplinar das ações de pesquisa e extensão do Instituto Federal Fluminense.
  • 2020- VII Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão

    O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos Guarus realizou, no período de 23 a 27 novembro de 2020, a 7ª edição do Congresso de Ensino Pesquisa Extensão – VII CONEPE - com a temática “EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: A NOVA FRONTEIRA DA CIÊNCIA”. O VII CONEPE, visa constituir-se como espaço privilegiado à divulgação dos resultados e reflexões oriundos das atividades de pesquisa e extensão entendidos na sua indissociabilidade. Assim, a assunção dos trabalhos submetidos ao Congresso não se guia por uma única área de conhecimento, mas pela própria natureza multidisciplinar das ações de pesquisa e extensão do Instituto Federal Fluminense.
  • 2019 - VI Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão

    O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos Guarus realizou, no período de 05 a 07 novembro de 2019, a 6ª edição do Congresso de Ensino Pesquisa Extensão – VI CONEPE - com a temática “Educação, Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento sustentável”. Puderam submeter trabalhos toda a comunidade do IFFluminense, assim como pesquisadores, educadores e estudantes de outras instituições do país. O VI CONEPE, visa constituir-se como espaço privilegiado à divulgação dos resultados e reflexões oriundos das atividades de pesquisa e extensão entendidos na sua indissociabilidade. Assim, a assunção dos trabalhos submetidos ao Congresso não se guia por uma única área de conhecimento, mas pela própria natureza multidisciplinar das ações de pesquisa e extensão do Instituto Federal Fluminense. 
  • 2018 - V Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão

    O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos Guarus realizou, no período de 16 a 18 outubro de 2018, a 5ª edição do Congresso de Ensino Pesquisa Extensão – V CONEPE - com a temática  "Ciência para promoção da equidade". Puderam submeter trabalhos toda a comunidade acadêmica do IF Fluminense, pesquisadores e educadores de outras instituições. O V Conepe, visa constituir-se como espaço privilegiado à divulgação dos resultados e reflexões oriundos das atividades de pesquisa e extensão entendidos na sua indissociabilidade. Assim, a assunção dos trabalhos submetidos ao Congresso não se guia por uma única área de conhecimento, mas pela própria natureza multidisciplinar das ações de pesquisa e extensão do Instituto Federal Fluminense. 
  • 2017 - IV Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão

    O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IF Fluminense) campus Campos Guarus realizou, no período de 12 a 14 de dezembro de 2017, a 4ª edição do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (IV CONEPE).O grande volume de informações, aliado às constantes e repentinas mudanças na sociedade contemporânea, pode influenciar no processo de realização de escolhas capazes de transformar e aperfeiçoar situações desafiadoras do dia a dia. Nesse sentido, o IV CONEPE abordou o tema "Conhecimento, escolhas e transformação" no intuito de discutir questões que permeiam o ensino, a pesquisa e a extensão.O evento foi composto por palestras, minicursos, apresentação de trabalhos orais, exposição de pôsteres e projetos práticos, proporcionando a constituição de redes colaborativas e de pesquisa, de modo a contribuir para a construção e difusão de conhecimentos.
  • 2016 - III Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão

    O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IF Fluminense) campus Campos Guarus realizou, no período de 24 a 27 de outubro de 2016, a 3ª edição do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE). O evento reuniu interessados em discutir questões que permeiam o ensino, a pesquisa e a extensão e será constituído de palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas, visitas técnicas e apresentação de trabalhos, propiciando a constituição de redes colaborativas e de pesquisa, contribuindo para a construção e difusão de conhecimentos. O tema deste CONEPE foi “Soluções inteligentes para um cenário de mudanças” por entender que as inovações científicas e tecnológicas podem ser uma das saídas para um momento de incertezas sociais e econômicas. Esta edição do CONEPE trouxe inovações. A submissão dos resumos acadêmicos foi dividida nas seguintes modalidades: nível técnico e nível superior/pós-graduação. Além disso, como forma de reconhecimento da dedicação dos estudantes do IF Fluminense campus Campos Guarus nas salas temáticas das edições anteriores, foi criado um novo tipo de trabalho denominado projeto prático. Este objetiva continuar incentivando a criatividade e inovação dos estudantes e orientadores (professor/técnico administrativo), com a submissão de projetos práticos cientificamente fundamentados nas diferentes áreas de conhecimentos existentes neste campus.
  • II Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão
    2015

    O Instituto Federal Fluminense (IFF) campus Campos Guarus realizou, no período de 20 a 22 de outubro de 2015, a 2ª edição do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão.Este ano a organização do congresso visa a um evento ainda maior, reunindo interessados em discutir questões que permeiam as três grandes áreas da Educação.O evento será constituído de palestras, mesas redondas, comunicação oral e exposição de pôsters, propiciando a constituição de redes colaborativas e de pesquisa, contribuindo para a construção e difusão de conhecimentos em nosso País.
  • I Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão
    2014

    O I Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão – I CONEPE inicia suaprimeira versão no ano de 2014 com a temática Educação, Trabalho e Cultura.O objetivo do evento é promover um espaço aberto à discussões arespeito dos três grandes pilares da Educação, e além disso, integrar os eventosdas diversas áreas e cursos do IFFluminense campus Campos Guarus.O evento é constituído de conferências, palestras e exposição de trabalhoscientífi cos, propiciando a constituição de redes colaborativas e de pesquisa,contribuindo para a construção e difusão de conhecimentos em nosso País.