SESQUITERPENOS ISOLADOS DE Laurencia filiformis (RHODOMELACEAE)

Autores

  • Hádria Machado do Carmo
  • Ivo José Curcino Vieira
  • Aline Oliveira

Palavras-chave:

Macroalgas, Laurencia filiformis, Sesquiterpenos

Resumo

Na busca por novas fontes de produtos naturais, o ambiente marinho tornou-se alvo de pesquisas visando a descoberta de substâncias bioativas. Os produtos marinhos têm sido utilizados nas indústrias alimentícia, inseticida e cosmética, justificando as pesquisas nesta área1. Entre as macroalgas, as do filo Rhodophytas são as que sintetizam mais produtos halogenados2, sendo os sesquiterpenos halogenados abundantes e característicos do gênero Laurencia, cujo estudo químico é objetivo deste trabalho. Aamostra da espécie Laurencia filiformis foi coletada no litoral Fluminense em julho de 2008. O material foi seco ao ar livre, triturado e submetido à maceração com diclorometano. O extrato bruto foi submetido a uma cromatografia em coluna utilizando gel de sílica como fase estacionária, e como fase móvel a mistura de solventes,diclorometano:acetato de etila em ordem crescente de polaridade. Foram coletadas 15 frações, das quais as frações 5 e 9 eram puras, nos permitindo elucidar suas estruturas através de análises espectrométricas e ressonância magnética nuclear. As demais frações estão ainda em processo de análise. Do extrato em diclorometano de Laurencia filiformis foram isolados e identificados dois sesquiterpenos halogenados, o elatol e odebromoelatol, com rendimentos de 20,4% e 2,4%, respectivamente. O presente trabalho revelou a presença de dois sequiterpenos halogenados em L. filiformis. Otrabalho encontra-se ainda em andamento, na busca da identificação de outros metabólitos a fim de revelar a composição química da espécie e contribuir para químicade produtos naturais marinhos.1Felício, R.; Debonsi, H.M.; Química Nova, 2008,31, 837. 2Teixeira, V. L.; Kelecom, A.; Química Nova 1991, 14, 83.

Biografia do Autor

  • Hádria Machado do Carmo
    Setor de Química de Produtos Naturais –Laboratório de Ciências Químicas; Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, RJ.
  • Ivo José Curcino Vieira
    Setor de Química de Produtos Naturais –Laboratório de Ciências Químicas; Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, RJ.
  • Aline Oliveira
    Laboratório de Biologia Marinha; Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ.