A INSERÇÃO DA FÍSICA DE PARTÍCULAS ELEMENTARES E INTERAÇÕES FUNDAMENTAIS NO ENSINO MÉDIO E EM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

  • Elaine Santana de Souza
  • Josiane da Silva Ribeiro
  • Wander Gomes Ney

Palavras-chave:

Modelo Padrão, Licenciatura em Ciências da Natureza, Atualização do ensino

Resumo

Apesar do avanço da física no que tange a estrutura da matéria, o conteúdo de partículas elementares e interações fundamentais no contexto do Modelo Padrão ainda têm sido fracamente abordados no Ensino Médio e nas Licenciaturas em Ciências. Isso indica uma necessidade da inserção do assunto adequado a esses níveis de ensino. Nossa pesquisa busca uma análise da inserção desse assunto no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e no Ensino Médio do Instituto Federal Fluminense (IFF).Foi feita pesquisa bibliográfica para obtenção de material com uma abordagem histórica e conceitual do Modelo Padrão das partículas elementares aos níveis de ensino pesquisados. A partir daí, buscamos uma análise da presença do assunto na grade curricular do Ensino Médio, no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do IFF e em livros didáticos utilizados. Foram aplicados questionários para uma avaliação qualitativa no intuito de obter dados do conhecimento de alunos em relação ao tema. Além disso, realizamos seminários sobre o Modelo Padrão com posterior passagem de questionário verificando o quanto foi assimilado pelos participantes.Através da pesquisa, pôde-se constatar pouca presença de conhecimentos sobre partículas elementares no Ensino de Ciências. Na Licenciatura em Ciências da Natureza, alguns livros didáticos falam sobre o assunto, mas raramente são utilizados, deixando os alunos com pouco ou nenhum conhecimento. Constatamos carência no ensino de conteúdos de física próximos da realidade dos avanços obtidos no século XX. Através de seminários sobre o Modelo Padrão, percebemos as potencialidades na compreensão do assunto e de um aprendizado mais moderno da Estrutura da Matéria, do processo histórico e como essas partículas formam estruturas complexas.Enquanto pesquisas avançam em relação à Estrutura da Matéria através do Modelo Padrão e alem, o ensino de ciências não tem acompanhado adequadamente o assunto. Um investimento nessa área aproximaria mais o ensino das Ciências da Natureza da fronteira do conhecimento da humanidade.

Biografia do Autor

  • Josiane da Silva Ribeiro