PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE AULAS PRÁTICAS DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO BÁSICO

Autores

  • João Américo de Souza Alexandrini
  • Ivonei Silva de Jesus
  • Flávio Dias Vieira

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, DIDÁTICO

Resumo

O ensino de Ciências na educação básica tem sido pautado por uma abordagem teórica distanciado da prática. Os condicionantes dessa secundarização são a falta de: estrutura de laboratórios, material didático que incorpore teoria e prática, formação profissional adequada, etc. Considerando a teoria articulada à prática como fator fundamental para os processos de ensino-aprendizagem das ciências, esse projeto tem como objetivos a produção material didático em mídia de DVD e a criação de um site.As experiências foram selecionadas a partir de pesquisa realizada em livros e na internet e separadas de acordo com as séries do ensino Fundamental. A partir desse material foram elaborados roteiros e textos complementares. Após a edição dos filmes e a escolha das fotografias, o material entrará na fase final onde as aulas práticas serão gerenciadas por um programa desenvolvido em linguagem de programação, que organizará os dados. Participam desse projeto dois bolsistas, um técnico em áudio visual e professores de diferentes áreas que darão uma contribuição final ao projeto, acrescentando textos, analisando o grau de interdisciplinaridade e os aspectos didáticos do material.No total 40 experiências foram selecionadas e seus roteiros elaborados. As experiências: esfregaço sanguíneo, processo de ciclose em Elodea sp. e observação de protozoários ao microscópio óptico, foram filmadas e fotografadas. O material está sendo processado pelo Técnico em Audiovisual paralelamente ao processo de aquisição das imagens. A organização do layout do programa e do site que está em fase de elaboração utiliza os arquivos gerados pela edição dessas primeiras imagens. Quando esse processo for concluído o restante das experiências passará pelas mesmas etapas e fará parte da coleção presente no material didático produzido.Com o andamento do projeto percebemos que a organização desse material contribuirá para estimular aulas práticas de ciências, já que ele será disponibilizado gratuitamente para as escolas, fornecerá apoio didático aos professores e as instituições que ainda não possuem laboratório.