UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS FOTOTÉRMICAS NA DETECÇÃO DE GASES POLUENTES

Autores

  • Layse Campos
  • Marcelo Sthel

Palavras-chave:

Poluição atmosférica, fototérmica, eletroquimica

Resumo

A poluição atmosférica vem se mostrando como uma grande ameaça a vida humana e ao meio ambiente.O aumento da concentração dos gases como CO2, CH4, NOx, N2O, O3, SO2, NH3 está fortemente ligado ao aquecimento global, smog fotoquímico, chuva ácida, depleção da camada de ozônio. Sabendo-se que o setor de transporte é responsável por grande parte dos poluentes emitidos por fontes antrópicas, torna-se de extrema importância a análise e monitoramento desses gases.Foram coletas amostras com o canister, recipiente metálico pré-evacuado, na exaustão de veículos movidos a GNV. As amostras coletadas são levadas ao analisador infravermelho URAS (princípio fotoacústico) para detecção dos gases. As amostras provenientes da exaustão dos veículos movidos a diesel e a gasolina são diretamente medidas pelo analisador TEMPEST 100(princípio eletroquímico).Foram detectados gases poluentes na faixa de ppmv na exaustão dos veiculos movidos a GNV, diesel e gasolina. Na analise dos veículos (GNV) foi detectado o metano na faixa de 8,6 a 471,9 ppmv, e o dióxido de carbono, de 1 a 2,88 %. Na análise dos veículos (diesel) foi detectado dióxido de carbono, de 1,6 a 3,3 % ,o óxidos de nitrogênio, 50 a 575 ppmv e o monóxido de carbono, 217 a 1710 ppmV. Na análise dos veículos (gasolina) foi detectado o monóxido de carbono, 2909 a 21434 ppmv e óxidos de nitrogênio, 1 a 179 ppmV. As técnicas utilizados neste trabalho se mostraram sensíveis e seletivas, e foram capazes de identificar importantes gases do ponto vista ambiental.O trabalho realizado mostrou-se de extrema importância, uma vez que analisa e monitora gases poluentes que causam vários danos a saúde humana e ao ambiente. Estudos criteriosos precisam ser continuamente realizados para se avaliar o verdadeiro impacto ambiental do setor de transporte no Brasil.