JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: REPENSANDO A DINÂMICA DA SALA DE AULA

Autores

  • Milena Diniz Lessa
  • L. C. Crespo
  • R. M. Peçanha
  • R. A. Giacomini

Palavras-chave:

Lúdico, educação, construtivismo

Resumo

O jogo didático ou pedagógico tem sua importância justificada pela capacidade demotivar o aluno na construção do seu conhecimento, além de promover um ambiente agradável aoensino. O presente trabalho tem como objetivo criar e adaptar jogos educativos com a função depromover a construção do conhecimento de forma efetiva e contextualizada. Dentre os jogosconfeccionados pelo grupo de pesquisa, apresentamos o jogo Serpentes e Escadas, que foi adaptadodo jogo Sobe e desce Turma da Mônica, comercializado pela Grow®. Este jogo foi aplicado emuma escola da Rede Pública Estadual de ensino, localizada na cidade de São João da Barra - RJ, emjunho de 2009, e envolveu 17 alunos da 2ª Série do Ensino Médio. O jogo Serpentes e Escadas semostrou um recurso válido para a construção do conhecimento relacionado a Termoquímica, poisno exercício proposto após a utilização do jogo, a maioria dos alunos acertou todas as questõespropostas. Os depoimentos dos alunos que participaram da atividade, também deixaram bem claro aimportância deste recurso no processo de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Milena Diniz Lessa
    UENF/Laboratório de Ciências Químicas
  • L. C. Crespo
    UENF/Laboratório de Ciências Químicas
  • R. M. Peçanha
    Colégio Estadual João Coelho da Silva
  • R. A. Giacomini
    UENF/Laboratório de Ciências Químicas

Downloads