A HISTÓRIA DA TERMODINÂMICA COMO RECURSO DIDÁTICO

Autores

  • Renata Silva Barreto

Palavras-chave:

Ensino, história, termodinâmica

Resumo

A História da Ciência é considerada, por muitos, como assunto de menor importância nos cursos de graduação. Contudo, é por meio do conhecimento histórico dos fatos que o aluno percebe como ocorreu o processo de construção das grandes teorias, as quais, em sua maioria, passaram por momentos de contestação. Nesse trabalho, pretende-se apresentar uma proposta de contextualização das leis e princípios da termodinâmica no ensino da disciplina de Físico-química entre licenciandos. Inicialmente, foi feita uma pesquisa detalhada em artigos científicos, teses, dissertações e livros texto, de forma a reunir os principais fatos históricos envolvidos no estudo da termodinâmica. Foi necessário se realizar leituras que rompessem com as visões do senso comum, nas quais a História da Ciência é admitida como estática e cumulativa, pois como esclarece Chaui (1994) no livro “Convite a filosofia”, as teorias são reconstruídas a cada mudança de paradigma, de forma a se adequar melhor com os experimento mentais e reais. Em um segundo momento, foi construído um hipertexto de forma a se obter uma linha do tempo com as contribuições mais importantes e os seus receptivos pesquisadores. O objetivo principal desse trabalho foi propor uma abordagem de sala de aula, quanto ao estudo das leis e princípios da termodinâmica, na qual pretende-se estimular a contextualização em detrimento à memorização de fórmulas e conceitos. Sendo assim, foi construído um hiperdocumento no ambiente colaborativo PBworks (http://pbworks.com/), visando relacionar as principais descobertas científicas voltadas ao estudo das leis e conceitos da termodinâmica, de forma a contemplar textos e fotos ilustrativas. Futuramente, pretende-se vincular os arquivos que foram gerados em HTML ao sitio do núcleo de pesquisa (NEFIS), e dessa forma, disponibilizar o material para a comunidade interna e externa. Com base nas ideias de Matthews (1986), buscou-se aproximar os fatos históricos com o ensino de ciências. O hipertexto proporcionará aos professor e alunos um material complementar aos livros, o qual acreditamos, funcionará como estímulo ao estudo da história da Ciência.

Publicado

06-06-2013