DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCACIONAIS NO ESTUDO INTERDISCIPLINAR DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E A GRAVITAÇÃO.

Autores

  • Alexandre Magno Gomes Sant Anna
  • Arilise Moraes de Almeida Lopes

Palavras-chave:

Matemática, Gravitação, Jogos Educacionais

Resumo

Este trabalho busca novos caminhos para o estudo da Gravitação em um contexto interdisciplinar com a Matemática, decorrente de dificuldades observadas em ambas as disciplinas. O desenvolvimento de um jogo educacional, num ambiente virtual 3D. Ambientes Virtuais 3D envolvendo jogos é visto como um meio essencial de comunicação e motiva os indivíduos a competição e superação de suas habilidades. Assim, apresenta-se relevante diante das dificuldades de conteúdos no campo da Física e Matemática. Inicialmente a equipe debruçou-se no estudo de artigos científicos que embasassem o conhecimento sobre jogos. Em seguida foi discutido os cenários das telas que comporiam o protótipo do jogo a ser desenvolvido. As etapas de construção consistiu em: (i) análise de requisitos do jogo, (ii) escolhas das ferramentas, (iii) construção do cenário e (iv) implantação do sistema. O jogo esta sendo desenvolvido por uma equipe formada por dois professores de Matemática e Física e três bolsistas: Sistemas de Informação, Licenciatura em Física e Engenharia de Controle e Automação Industrial. Utilizou-se ferramentas Open Source, modelagem Blender, linguagem de programação Python e banco de dados MySql. Visando a criação de um protótipo de um jogo educacional em Ambiente Virtual 3D, denominamos de Escola Piloto, o protótipo do jogo que objetiva o aluno conhecer e vivenciar uma viagem espacial virtual, onde sobrevoará planetas imaginários e conhecidos no espaço. O estudo de conteúdos de Matemática e Física ainda encontram-se em fase de conclusão enquanto jogo. Os resultados obtidos decorrem da fase de implementação das telas que compõem o cenário e o movimento de uma nave no espaço. desenvolvimento do protótipo, o processo de construção de um ambiente virtual 3D é criativo e houve espaço para inovação de tecnologias. Alguns fatores importantes merecem ser destacados como a pesquisa entre ferramentas gráficas no desenvolvimento do ambiente e o aspecto pedagógico envolvido.

Publicado

21-06-2013