FORMAÇÃO EM EXERCÍCIO: OLHARES PARA OS PROJETOS DE CAMPOS DOS GOYTACAZES

Autores

  • Gabriela da Silva Sardinha
  • Leny Cristina Soares Souza Azevedo

Palavras-chave:

Formação de professores, Práticas Pedagógicas, Formação Continuada

Resumo

Novos aportes teóricos causaram impactos na formação do professor, trazendo discussões sobre os limites da formação continuada, levando-se em conta que os saberes docentes não podem se isolar na sala de aula, nem podem perder de vista o lugar do social, político e histórico da docência. Sob essa ótica, o Projeto busca investigar as propostas para a formação continuada em Campos dos Goytacazes, indagando sobre a recepção dos docentes aos cursos e as contribuições para a forma de olhar a escola e as práticas. O referencial teórico trabalhado fundamenta-se numa abordagem qualitativa de pesquisa, priorizando compreender os sentidos e significados que os professores das primeiras séries do Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino atribuem a sua formação continuada. Para o desenvolvimento da pesquisa, adotamos os seguintes procedimentos: entrevistas realizadas com a coordenadora da Equipe de Atualização Continuada (EAC) - Marluce Guimarães -, o acompanhamento e análise dos cursos oferecidos em 2008 e 2009, questionários aplicados aos professores sobre a articulação dos cursos as atividades pedagógicas nas salas de aula e os referenciais teóricos sobre as políticas educacionais de formação continuada. Foi realizada entrevista com a coordenadora da EAC sobre os investimentos para a implementação da formação continuada no município. Soma-se a coleta de dados feita com a coordenadora, as entrevistas com os docentes, buscando observar o aproveitamento desses professores e articulação das teorias com as práticas pedagógicas. Foi levantada a falta de bibliografia, referente aos temas dos cursos e a ausência de um grande número de professores nos cursos ministrados no período de 2008 a 2009. A pesquisa encontra-se em andamento e nossas conclusões ainda são parciais. Com o levantamento bibliográfico feito podemos observar que a formação continuada é uma das dimensões importantes para a materialização de uma política para a melhoria da profissionalização docente, o que exige a compreensão dos obstáculos que se interpõem entre os mundos das intenções e o das realizações quanto às mudanças efetivas no âmbito das condições de valorização da carreira docente.

Biografia do Autor

  • Gabriela da Silva Sardinha