Análise de uma comunidade virtual: Comunidade Brasil Acadêmico

Arilise M. A. Lopes, Gilmara T. Barcelos, Silvia C. F. Batista, Suzana da H. Macedo, Patricia Behar

Resumo


As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem serrecursos favoráveis a um processo de ensino e aprendizagem mais adequado à sociedade informacional. No entanto, a utilização destas tecnologias para fins educacionais implica reflexões e análises. A internet, por exemplo, possibilita vários tipos de aplicações educacionais, mas como aproveitá-las de forma efetiva, em prol da educação (formal ou não)? Como esses recursos podem ajudar na formação mais completa do ser humano? São questões que merecem reflexões e, nesse sentido, é fundamental que os recursos sejam bem analisados. O presente artigo insere-se nesse contexto, focando, especificamente, as comunidades virtuais de aprendizagem (CVAs), por meio da descrição e análise de uma comunidade específica: a comunidade Brasil acadêmico. 

Palavras-chave


Comunidades virtuais de aprendizagem; Tecnologias de Informação e Comunicação; Educação a distância

Texto completo:

PDF