n. 1 (2013)

Em 2004, surgiu e ideia de se realizar um evento para divulgação dos trabalhos construídos pelos alunos nas disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense -IFFluminense-, campus Campos Centro. Desde então, o curso promoveu três encontros regionais de Educação Matemática: a I Semana de Matemática em 2004, a II Semana de Matemática em 2008 e a III Semana de Matemática em 2010. Cada evento contou, em média, com a participação de 300 professores e licenciandos em Matemática da cidade de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro e também cidades de outros estados.

Abrigado na concepção da Educação Matemática como uma subárea da Educação, o Curso de Licenciatura em Matemática do IFFluminense, campus Campos Centro, propõe o I Encontro de Educação Matemática em substituição à Semana de Matemática que vinha desenvolvendo nos últimos 6 anos. Com esta alteração, centra seu foco nas reflexões acerca das questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem de Matemática.

Trata-se de um espaço para troca de vivências entre profissionais da área de Educação Matemática e de licenciandos, além de promover a comunicação de resultados de pesquisas, de atividades de extensão e de relatos de experiências, na busca da construção de um corpus de conhecimento que vise a promoção da qualidade da educação matemática da região.

Sumário

Ficha Técnica
 

Palestras

O conceito e a definição em Matemática - Atividade de compreensão e significação PDF
Dr. João Bosco Laurades
Modelagem nas Ciências e Matemática: possibilidades na Educação Básica PDF
Dr. Maria Salett Biembengut
Usando Sons no GeoGebra para Contextualizar Funções Trigonométricas no Ensino Médio PDF
Dr. Humberto José Bortolossi

Minicursos

A GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PDF
Fernanda de Araújo Monteiro, Rogério Maurício Fernandes Pessanha
ÁLGEBRA E GEOMETRIA: INTERAGINDO POR MEIO DE PADRÕES PDF
Lina Paula Armond Gonçalves, Hugo Gandra de Araújo, Fernanda de Fátima Silva Ferreira, Sara Gomes da Silva de Almeida, Ana Paula Rangel de Andrade
A MATEMÁTICA E A MÚSICA EM SINTONIA NA SALA DE AULA PDF
Príscila Gomes Olegário, Ana Paula Rangel de Andrade
ATIVIDADES LÚDICAS NO ESTUDO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA PDF
Ingrid Suély Queiroz da Silva, Izabela dos Santos Nogueira, Izabela dos Santos Nogueira, Marcela Ribeiro Maria, Marcela Ribeiro Maria, Mônica Souto da Silva Dias, Mônica Souto da Silva Dias, Ninna Jane da Silva Alves, Ninna Jane da Silva Alves
DIFERENTES FORMAS DE JUSTIFICAR A FÓRMULA DA ÁREA DA SUPERFÍCIE ESFÉRICA NO ENSINO MÉDIO PDF
Aline Rodrigues da Silva, Bruno Fillipe Gomes da Silva, Fernanda Manhães Santos, Gilmara Teixeira Barcelos, Ludmilla Rangel Cardoso Silva, Mayara Carlos Barbosa, Pâmella de Alvarenga Souza
Inteiração do Professor com Modelagem Matemática PDF
Emília Melo Vieira
INTERPRETAÇÃO GEOMÉTRICA DE SISTEMAS LINEARES: USO DE APLICATIVOS PARA TABLETS PDF
Gilmara Teixeira Barcelos, Silvia Cristina Freitas Batista, Fernanda Manhães Santos
MATRIZES EM AÇÃO PDF
Bruno Fillipe Gomes da Silva, Ludmilla Rangel Cardoso Silva, Rafaela dos Santos Souza Muniz, Tatiane Gomes Ribeiro, Ana Paula Rangel de Andrade
Objetos de Aprendizagem: tecnologia como suporte ao ensino e aprendizagem de Matemática PDF
Pâmella de Alvarenga Souza, Juliana Bernardo Pepe, Arilise Moraes de Almeida Lopes
O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: A CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO COM VISTAS À INCLUSÃO PDF
Márcia Valéria Azevedo de Almeida Ribeiro, Bruno Fillipe Gomes da Silva, Sara Gomes da Silva de Almeida
ORIGAMI MODULAR: UMA PROPOSTA À CONSTRUÇÃO DE POLIEDROS REGULARES PDF
Edmar Luiz Gomes Júnior, Amanda da Paixão B. Magalhães, Davidson Paulo Azevedo Oliveira
PRÁTICAS RELATIVAS À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CONTAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Paulo Jorge Magalhães Teixeira, Maria Cristina Hueb
SIGNIFICADO E COMPREENSÃO DAS MEDIDAS DE POSIÇÃO CENTRAL PDF
Paulo Jorge Magalhães Teixeira
TEORIA DOS GRAFOS: HISTÓRIA, PROBLEMAS E APLICAÇÕES PDF
Lauro Chagas e Sá, Sandra Aparecida Fraga da Silva

Pôsteres

ADEDANHA MATEMÁTICA: UMA DIVERSÃO EM SALA DE AULA PDF
Elizabethe Gomes Pinheiro
AS DIVERSAS MANEIRAS DE MULTIPLICAR NÚMEROS NATURAIS PDF
Fernanda Manhães Santos, Pâmella de Alvarenga Souza, Carla Antunes Fontes
DISCUSSÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO AFIM E DE SUAS REPRESENTAÇÕES POR MEIO DE JOGOS PDF
Talita Moraes Modolo, Lauro Chagas e Sá, Cátia Aparecida Palmeira, Antônio Henrique Pinto
PROBLEMAS GEOMÉTRICOS COTIDIANOS: A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Cibelle Fernandes Oliveira, Heitor Antônio Gonçalves
USO DO MATERIAL DIDÁTICO CONCRETO E AS PROPRIEDADES DO TRIÂNGULO PDF
Ana Kelly Nogueira Falcão, Bárbara Viana Villaça, Bruna Viana Villaça, Nadir Francisca Sant’Anna

Comunicações

A INICIAÇÃO AO PENSAMENTO PROBABILÍSTICO POR INTERMÉDIO DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS DE GUY BROUSSEAU PDF
Edmar Luiz Gomes Júnior, Welessandra Benfica
CLASSIFICANDO ALGUMAS PROVAS DE ALUNOS DO 3º. ANO DO ENSINO MÉDIO SEGUNDO A TIPOLOGIA DE BALACHEFF PDF
Leonardo Andrade da Silva, Alexis Silveira, Gessé Pereira Ferreira
DA GEOMETRIA A TRIGONOMETRIA, UMA REFLEXÃO SOBRE OS TRABALHOS PUBLICADOS NO ANO DE 2010 PDF
Maria Cristina Hueb
EDUCAÇÃO E POBREZA: UMA ABORDAGEM MATEMÁTICA ESTIMADA PELO MODELO LOGÍSTICO PDF
Simone Souto da Silva Oliveira
INTERPRETAÇÃO GEOMÉTRICA DE SISTEMAS LINEARES: PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O USO DE APLICATIVOS EM TABLETS PDF
Gilmara Teixeira Barcelos, Silvia Cristina Freitas Batista
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS QUADRILÁTEROS NOTÁVEIS COM O AUXÍLIO DE INSTRUMENTOS GEOMÉTRICOS PDF
Mylane dos Santos Barreto, Fernanda Manhães Santos, Pâmella de Alvarenga Souza
MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA O MERCADO FINANCEIRO PDF
Diego Mota Lima
PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CONTAGEM PDF
Paulo Jorge Magalhães Teixeira
(RE)CONSTRUÇÃO DE SABERES MATEMÁTICOS: UMA PROPOSTA DE CURSO DE PRÉ-CALCULO NO MOODLE PDF
Juliana Corrêa Pereira, Ludmilla Rangel Cardoso Silva, Carmem Lúcia Vieira Rodrigues Azevedo, Silvia Cristina Freitas Batista
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: PERSPECTIVAS DA UTILIZAÇÃO DESTA METODOLOGIA EM ÁLGEBRA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Bruna Viana Villaça, Ana Kelly Nogueira Falcão, Mônica Souto da Silva Dias
SCRATCH E MATEMÁTICA: DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PDF
Silvia Cristina Freitas Batista, Carlos Bruno Freitas Baptista