n. 2 (2017)

Em 2004, surgiu e ideia de se realizar um evento para divulgação dos trabalhos construídos pelos alunos nas disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense -IFFluminense-, campus Campos Centro. Desde então, o curso promoveu três encontros regionais de Educação Matemática: a I Semana de Matemática em 2004, a II Semana de Matemática em 2008 e a III Semana de Matemática em 2010. Cada evento contou, em média, com a participação de 300 professores e licenciandos em Matemática da cidade de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro e também cidades de outros estados.

Abrigado na concepção da Educação Matemática como uma subárea da Educação, o Curso de Licenciatura em Matemática do IFFluminense, campus Campos Centro, propõe o I Encontro de Educação Matemática em substituição à Semana de Matemática que vinha desenvolvendo nos últimos 6 anos. Com esta alteração, centra seu foco nas reflexões acerca das questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem de Matemática.

Trata-se de um espaço para troca de vivências entre profissionais da área de Educação Matemática e de licenciandos, além de promover a comunicação de resultados de pesquisas, de atividades de extensão e de relatos de experiências, na busca da construção de um corpus de conhecimento que vise a promoção da qualidade da educação matemática da região.

Sumário

Ficha Técnica
 

Comunicações

A Álgebra dos Quadrados Mágicos PDF
Camila Linhares Ribeiro Barbosa, Ana Paula Rangel de Andrade
A interdisciplinaridade Matemática-Biologia: uma proposta para conscientização de hábitos saudáveis por meio dos número PDF
Camila Linhares Ribeiro Barbosa, Carla Fernanda Siqueira Barreto de Freitas dos Santos, Gislaine Barbosa Cabral Silva, Lívia Ladeira Gomes
A relação teoria e prática: a importância da contextualização no processo de ensino e aprendizagem dos cursos técnicos integrados PDF
Daniella Soares Nogueira Ribeiro, Lívia Ladeira Gomes, Vanice da Silva Freitas Vieira
A utilização da impressão 3D como recurso no processo de ensino e aprendizagem de Matemática PDF
Anna Carolline Pessoa de Mello Bitão, Lívia Azelman de Faria Abreu, Mayra Mota Medeiros, Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues, Ranna de Jesus Ambrosio
Arredondamento de números e notação científica: trabalhando operações básicas com unidades de medidas PDF
Clarisse Paes José Degel, Daniella Soares Nogueira Ribeiro, Deborah Alves Horta, Jéssica Bonifácio Da Silva, Nathália Da Silva Machado Vieira
Conhecendo Matematicamente o Corpo Humano: Coração PDF
Jéssica Alves Quintanilha, Ranna de Jesus Ambrosio, Gislaine Barbosa Cabral Silva
Conhecendo Matematicamente o Corpo Humano: Intestino PDF
Clarisse Paes José Degel, Nathália da Silva Machado vieira, Gislaine Barbosa Cabral Silva
Conhecendo Matematicamente o Fígado PDF
Bruna Beraldo de Souza, Gislaine Barbosa Cabral Silva, Lucivânia Coutinho Soares, Sandra Maria de Souza Silva
Educação Inclusiva: o ensino do teorema de Pitágoras para deficientes visuais PDF
Ameckson de Souza Ferreira, Bruna Beraldo de Souza, Felipe Avelino de Souza, Gabriel Abreu Moreira, Ráira Graziela Manhães Carvalho, Sandra Maria de Souza Silva, Mylane dos Santos Barreto
“Em toda parte... Matemática”: ressignificando o saber, estimulando o pensamento criativo e formando cidadãos. PDF
Fernanda de Freitas Ribeiro, Janaína Paes da Silva Gomes, Cristina de Fátima da Silva Pedra, Ana Mary Fonseca Barreto de Almeida
Ensino Híbrido: rotação por estações no estudo de Proporcionalidade no Ensino Médio PDF
Paula Eveline da Silva dos Santos, Bruna Viana Villaça, Gilmara Teixeira Barcelos
Equação Quadrática: utilizando área de retângulos para obtenção das raízes PDF
Arthur Feitosa Gonçalves, João Fernando Henrique da Mata, Jones Rosa Campos, Lucas Viana Duarte, Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues
Formas Geométricas como Atributo da Arquitetura da Cidade de Campos dos Goytacazes PDF
Adriele Cabral de Oliveira, Ellen da Costa Machado, Hanna Grossman, Larissa Rosario Monteiro, Marileidy da Silva Ferreira, Vanessa da Silva Siqueira
Geometria Plana e Tecnologias Digitais: ensino híbrido com apoio da plataforma Khan Academy PDF
Ameckson de Souza Ferreira, Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto, Silvia Cristina Freitas Batista
Matriz inclusiva: uma forma alternativa de aprender PDF
Letícia Carvalho Maciel, Letícia Viveiros de Souza, Lucas Franco Belém de Freitas, Ranna de Jesus Ambrosio, Mylane dos Santos Barreto
O estudo da Geometria Espacial com utilização de embalagens PDF
Lucas Franco Belém de Freitas, Letícia Carvalho Maciel, Letícia Viveiros de Souza, Ranna de Jesus Ambrosio, Vanice da Silva Freitas Vieira
O Geoplano como ferramenta para exploração do plano cartesiano. PDF
Daniella Soares Nogueira Ribeiro, Genaldo Guilherme Teixeira, Jéssica Alves Quintanilha, Matheus Siqueira de Almeida Gonçalves, Mylane dos Santos Barreto, Vanessa Neves Pires
O útero humano sob um olhar Matemático PDF
Adriana Mota Alves, Edmila Corrêa Cordeiro Henriques, Janete Henrique Gomes, Gislaine Barbosa Cabral Silva
O uso do Algoritmo de Euclides para a compreensão da divisão PDF
Jéssica Alves Quintanilha, Daniela Dias Nogueira, Janete Henrique Gomes, Luiza Ferreira Costa, Tayná Monteiro Coelho de Freitas, Juliana Santos Barcellos Chagas Ventura
Pesquisa introdutória sobre a Matemática apresentada aos alunos surdos do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro PDF
Camila Linhares Ribeiro Barbosa, Clarisse Paes José Degel, Edmila Corrêa Cordeiro Henriques, Nathália da Silva Machado Vieira, Cristiaine Silva Ribeiro
Recursos Didáticos e a Álgebra no Ensino Fundamental II: uma proposta de ação na educação de Macaé PDF
Aline Viana de Souza, Illana Mendonça de Carvalho, Paola Soares Pessanha
Resolução de Problemas: utilização desta Metodologia em questões das OBMEP no Ensino Regular PDF
Ewerton Terra Montezuma Martins
Soma e Multiplicação de Frações: O Uso do Material Concreto como Facilitador da Aprendizagem PDF
Ranna de Jesus Ambrosio, Letícia Carvalho Maciel, Letícia Viveiros de Souza, Lucas Franco Belém de Freitas, Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues
Utilizando o jogo “Corrida ao 100” como ferramenta no ensino de Progressão Aritmética PDF
Arthur Feitosa Gonçalves, João Fernando Henrique da Mata, Jones Rosa Campos, Lucas Viana Duarte, Lívia Azelman de Faria Abreu
Videoaulas na aprendizagem de Matemática: uma investigação com alunos do Ensino Médio PDF
Ketelyn Paravidini Vieira, Gilmara Teixeira Barcelos, Tiago Destéffani Admiral
A HQEM – História em Quadrinhos no Ensino de Matemática: a criação de um grupo de estudos PDF
Danilo Magalhães Farias

Pôsteres

Conceitos de geometria presentes em trabalhos manuais PDF
Lúcia Maria Ramos da Silva Santos, Sara Ellen Carvalho Barreto, Pyetra Moraes dos Santos, Carla Antunes Fontes
A Matemática contextualizada para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio PDF
Ana Carolina Serra Ribeiro, Lívia Azelman de Faria Abreu, Lívia Ladeira Gomes, Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues
Construção de Poliedros com Canudos PDF
Adriana Sanches Soares
Desenvolvimento de um aplicativo móvel para simulado de questões de matemática para vestibulares e ENEM PDF
Flávio Lopes Francisco Bittencourt, Humberto Silveira Gonçalves Filho, Clinger Cleir Silva Bernardes, Mariana Carneiro Moreira, Eduardo Corrêa dos Santos, Thiago Zanon Marques Jacomino
Utilizando um Teodolito caseiro para calcular a altura da cesta de basquete do IFFluminense: uma aplicação do conceito de tangente PDF
Adriele Cabral de Oliveira, Ellen da Costa Machado, Hanna Grossman, Lívia Azelman de Faria Abreu, Marileidy da Silva Ferreira
Propriedade Distributiva e Princípio Multiplicativo e Aditivo: Conceitos significativos para o estudo de equações PDF
Adriana Mota Alves, Carla Fernanda Siqueira Barreto de Freitas dos Santos, Edmila Corrêa Cordeiro Henriques, Lívia Azelman de Faria Abreu, Lívia Ladeira Gomes
O Ensino de Matemática para Deficientes Visuais: Uma Proposta de Interface com Processamento de Imagem PDF
Anna Carolline Pessoa de Mello Bitão, Lívia Azelman de Faria Abreu, Mayra Mota Medeiros, Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues
Tecnologia: incentivo ao aprendizado por meio do jogo Perguntados Matemática PDF
Tatiana Corrêa Campos Barreto, Luiza Ressiguier Gripp, Miriã Andrade Oliveira de Almeida, Kariny de Souza Tripari
Um tratamento matemático para o estudo do cérebro PDF
Gislaine Barbosa Cabral Silva, Letícia Carvalho Maciel, Letícia Viveiros de Souza, Lucas Franco Belém de Freitas
Uma experiência de Modelagem Matemática como metodologia de ensino-aprendizagem no 7º ano do Ensino Fundamental PDF
Fernanda Oliveira da Silva Beggio, Amanda Gomes de Moura, Sandra Maria Schröetter, Nilson Sergio Peres Stahl
Uso de aplicativo móvel no ensino de análise combinatória PDF
Flávio Lopes Francisco Bittencourt, Humberto Silveira Gonçalves Filho, Clinger Cleir Silva Bernardes, Mariana Carneiro Moreira, Eduardo Corrêa dos Santos, Thiago Zanon Marques Jacomino