A imagem como elemento facilitador de compreensão e expressão da língua materna ou língua estrangeira

Autores

  • Lilian Kerr

Palavras-chave:

Abordagem instrumental (ESP), Ler imagens, Professor aprendiz-orientador-parceiro

Resumo

Fundamentada na Abordagem Instrumental (ESP), o presente trabalho relata experiências vivenciadas como professor “aprendiz-orientadorparceiro”, rompendo o mito e esclarecendo o equívoco que associa Instrumental a ensinar leitura. Muito mais que ensinar os aspectos linguísticos e o significado das palavras, ESP é uma prática criativa, em constante renovação, que transcende o ensino da língua; permite “ler um texto visual/imagem”, sendo capaz de observar e analisar os detalhes inerentes ao contexto, associar novas informações aos seus conhecimentos, expressar-se criticamente e promover mudanças na sociedade em que se vive (HOLMES, 1992). Os relatos apresentam o professor aprendiz, orientador de seus alunos e parceiro que compartilha conhecimentos.

Biografia do Autor

  • Lilian Kerr
    Professora de Inglês Instrumental de Ensino Médio, Técnico e TecnológicoIF Rio de Janeiro Campus MARACANÃlkerr@globo.com , lilian.freitas@ifrj.edu.br

Downloads