Arte conceitual e o ensino de artes visuais

Autores

  • Solange Vergano

Palavras-chave:

Artes visuais, Ensino de arte, Arte conceitual

Resumo

Atuais correntes educacionais propõem abordagens que consideram o conhecimento como forma de inserção no mundo interdisciplinar. Do mesmo modo, as novas bases epistemológicas do ensino da Arte preveem metodologias que inter relacionem pesquisas contemporâneas da Arte a diferentes questões culturais, estéticas, sociais e multiculturais da pós-modernidade. Este estudo busca sistematizar nossa experiência em Artes Visuais no IFRJ, propondo uma discussão sobre o potencial pedagógico da pesquisa em Arte Conceitual e seus desdobramentos. Consideramos este movimento artístico importante recurso didático, uma vez que permite liberdade estilística, ampla pesquisa de materiais e interlocução entre saberes, tempos, lugares, identidades, culturas, referenciais e significações diversos.

Biografia do Autor

  • Solange Vergano
    Mestre, Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ / SME-RJ

Downloads