Aspectos transformatórios do rádio brasileiro: sua linguagem e as novas tecnologias

Autores

  • Júlio César Tinoco

Palavras-chave:

Rádio, linguagem, educação, rádio digital

Resumo

O rádio foi apresentado oficialmente aos brasileiros em 1922 e no ano seguinte a primeira emissora entrava no ar com uma programação voltada à educação. Num processo rápido, concessões foram distribuídas em todo território nacional e inúmeras emissoras passaram a funcionar, mas boa parte delas, não mais com interesses tão nobres. No início, os radiouvintes contribuíam financeiramente para o sustento das emissoras, mas, ao longo dos anos, o rádio foi mudando esse perfil e se tornou um veículo de comunicação de massa rentável, descrevendo o mundo, transmitindo informação e cultura, divertindo e encantando. Apesar de substituído pela TV e pela Internet no processo de Educação a Distância (EAD), uma nova tecnologia pode alçar o rádio de volta a esse cenário. O veículo de comunicação de massa mais popular do mundo está prestes a passar por sua mais significativa mudança com a chegada do sistema digital de transmissão, que além de impor alterações técnico-funcionais, implicará a recepção, não só de áudio, mas também de imagens. Teremos em nossos receptores não apenas notícias e músicas, mas sim audiovisual e gráfico digital. Essa nova tecnologia possibilitará a interação com a emissora, e o radiouvinte poderá ser um radiointeragente¹ numa comunicação mediada (THOMPSON, 2000).

Biografia do Autor

  • Júlio César Tinoco
    Professor do UNIFLU- FAFIC e da Faculdade Salesiana de MacaéGraduado em Jornalismo e pós-graduado em Assessoria de Imprensa

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