Políticas linguísticas na escola: a conscientização linguística na formação do professor

Autores

  • Eliana Crispim França Luquetti
  • Sérgio Arruda de Moura

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar o conhecimento e a importância das políticas linguísticas na formação do pedagogo, bem como a relação entre teorias da linguagem e questões político-sociais envolvidas. Importa também explicar o modo como são "fabricadas" as "políticas linguísticas", sobre que teorias se fundamentam e como são praticadas socialmente e na história. Além disso, refletiremos sobre a formação do pedagogo à luz das abordagens sociolinguísticas, promovendo sua conscientização em relação ao multiculturalismo que contextualiza a sua prática docente.

Biografia do Autor

  • Eliana Crispim França Luquetti
    Doutora em Linguística (UFRJ) e atualmente participa do programa de recém-doutor na UENF
  • Sérgio Arruda de Moura
    Doutor em Literatura Comparada (UFRJ) e Professor Associado I na UENF.

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