A Ludicidade e a Expressão Criativa Presentes em Teatro de Bonecos, na Abertura de Perspectivas Estéticas em Discentes da Educação Básica

Autores

  • Adriano de Almeida Ferraiuoli

Palavras-chave:

Teatro de Bonecos, Criatividade, Ludicidade, Estética

Resumo

O presente trabalho científico, relacionado ao programa de Mestrado em Cognição e Linguagem da UENF, vem utilizando a ludicidade do teatro de bonecos como instrumento potencializador da criatividade, abordando a formação integral de sujeitos históricos. Neste contexto, buscamos descobrir de que formas vivências teatrais associadas à utilização das linguagens corporal, plástica e textual poderão desenvolver potencialidades estéticas de educandos numa Escola Pública de Campos dos Goytacazes. Com uma metodologia baseada na abordagem qualitativa, de pesquisa-ação e observação participante. Tendo como categorias: a criatividade e o processo criativo; a interação sociocultural e os aspectos lúdicos do teatro de bonecos na educação.

Biografia do Autor

  • Adriano de Almeida Ferraiuoli
    Mestrando em Cognição e Linguagem – UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2010 ao presente) / professor do curso de Artes Visuais – UNIFLU/ Campus II - Filosofia de Campos.

Downloads