Hipertexto, Educação de Jovens e Adultos e Transferência: Possíveis entrelaços hipertextuais?

Autores

  • Bianka Pires André
  • Angelo Moreira Arruda
  • Analice de Oliveira Martins
  • Janete Araci do Espirito Santo

Palavras-chave:

Hipertexto, Transferência, Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

Este artigo teve como objetivo discutir acerca de como os conceitos de hipertexto entendido como um texto não linear, podem se entrelaçar, contribuindo para refletir as nuanças da relação professor-aluno na Educação de Jovens e Adultos. O hipertexto conduz o leitor a criar uma gama de conexões com várias outras informações, postulando a relação transferencial apontada por Lacan, presente no contato professor-aluno, como o combustível para construir laços de leitura e escrita do/no mundo. Dessa maneira, pôde-se constatar que o conceito de hipertexto pode se equiparar à posição do professor, uma vez que direciona para o movimento não linear do leitor, levando-o a buscar sempre outras conexões e links com o mundo. Tal movimento pode ser observado na EJA, visto que auxiliariam no processo de ler e escrever no mundo.

Downloads

Publicado

26-09-2017