Cruz e Sousa: transitando entre o cânon literário, as relações étnico-raciais e os livros didáticos de literatura*

Autores

  • André Luís de Oliveira de Sant’Anna
  • Isabela Bastos de Carvalho

Palavras-chave:

Cruz e Sousa, Bakhtin, Relações étnico-raciais

Resumo

À luz dos referenciais teóricos de análise de práticas discursivas, este trabalho teve o objetivo de investigar a perspectiva do Simbolismo, em Cruz e Sousa, conforme alguns livros de literatura utilizados no Ensino Médio. Do ponto de vista metodológico, o material usado foi selecionado a partir de três coleções aprovadas na última avaliação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/ 2015). Os resultados da pesquisa evidenciaram o interdito (Foucault) frente às diversas questões levantadas pelo poeta Cruz e Sousa, especialmente àquelas dialogicamente (Bakhtin) voltadas à luta que travou contra a escravidão e em prol da valorização e reconhecimento do negro como ser humano. Nesse sentido, a pesquisa permitiu passar em revista não só o reducionismo implicado no cânon literário indicado aos alunos do ensino médio, mas também a discriminação do negro na construção da identidade nacional.

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Publicado

26-09-2017