TICs e autoconhecimento: um estímulo ao desenvolvimento da criatividade em sala de aula

Autores

  • Daniele Fernandes Rodrigues
  • Jaqueline Maria de Almeida

Palavras-chave:

Criatividade, Educação e TICs.

Resumo

O objetivo deste artigo foi apresentar como o uso das TICs no processo ensino-aprendizagem pode estimular o desenvolvimento da criatividade, na geração de ideias no contexto escolar e profissional. Participaram da pesquisa 25 alunos do curso de Pedagogia da UENF. Para coleta e verificação de dados foram aplicadas oficinas, divididas em 4 etapas: Desbloqueio, Autoconhecimento, Produção de textos criativos e Apresentação dos resultados gerados pelas oficinas de criatividade. A partir da análise dos resultados percebemos que a cada oficina aplicada, havia uma melhoria no desempenho dos participantes nas atividades propostas, e que, gradativamente eles apresentaram respostas mais criativas e utilizaram diferentes ferramentas tecnológicas como instrumento facilitador na realização das tarefas.

Downloads

Publicado

26-09-2017