A Essentia Editora, coordenação subordinada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal Fluminense (IFF), foi criada em 2006 pelo então CEFET Campos, tem por objetivo principal estimular a produção e divulgação de obras de valor científico e cultural que expressem o trabalho de ensino, pesquisa e extensão do próprio Instituto, bem como obras de autores nacionais e estrangeiros que se articulem com a produção acadêmica da Instituição, em todas as suas áreas, no país, por meio da publicação de obras individuais e coletivas, que discutam temas ligados às principais questões nacionais, com enfoque especial naquelas presentes nas regiões na qual está inserida: as do Norte, Noroeste e Baixada litorânea do estado do Rio de Janeiro. O Portal da Essentia Editora tem como principal proposta colocar à disposição da coletividade acadêmica dados atualizados, principalmente sobre os periódicos do Instituto Federal Fluminense e reunir informações que auxiliem os autores e julgadores na produção editorial das revistas, para que com isso o Portal se alinhe ao compromisso do Instituto com a divulgação da Pesquisa. Dentre as diversas publicações disponíveis no Portal da Editora destacam-se os periódicos Vértices e Boletim do Observatório Ambiental Alberto Lamego. Também há no catálogo outras publicações, como Livros e eventos científicos, alguns dos quais podem ser baixados gratuitamente, enquanto outros podem ser adquiridos por doação.

Revistas

  • Livros

    Aqui encontra-se o catálogo de livros publicados pela Editora. A partir de um clique na imagem da capa da publicação, é possível obter informações sobre a obra, formas de aquisição e, em alguns casos, acesso ao texto completo gratuitamente. Por meio da Pesquisa por título, autor ou assunto, é possível obter informações sobre as obras.
    A Essentia Editora periodicamente divulga por meio de Edital convite para autores e pesquisadores participarem de um processo para publicação de livros. Visite o portal e fique atento para conferir as datas de lançamento dos editais internos e externos para publicação de livros.
    Veja os últimos editais lançados aqui!

  • Revista Vértices

    A revista Vértices constitui-se numa publicação periódica técnico-científica quadrimestral MULTIDISCIPLINAR publicada pela Essentia Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), que tem por finalidade publicar ARTIGOS ORIGINAIS, DE REVISÃO e DOSSIÊS TEMÁTICOS sobre temas em Educação, Sociologia e Serviço Social. Devido ao seu aspecto MULTIDISCIPLINAR aceita, também, contribuições de outras áreas do conhecimento como Engenharias, Ciências Agrárias, Filosofia, Letras e Linguística.  A partir do v.17 n.2, a revista passou a estar disponível exclusivamente no formato eletrônico on-line em Open Access. Publica, após processo de avaliação por pares (duplo-cego), contribuições inéditas nos idiomas português, espanhol e inglês. O público-alvo é composto de discentes dos cursos de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisadores e interessados nas temáticas que abrangem o escopo da revista Vértices. Este periódico não cobra taxas dos autores nem de suas instituições para a submissão, processamento e publicação de artigos.

    ISSN versão eletrônica: 1809-2667 / ISSN versão impressa: 1415-2843 (até o v.17 n.1)

  • Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego

    O Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego (BOAARL) constitui-se numa publicação periódica científica semestral do Programa de Mestrado em Engenharia Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), que tem por finalidade publicar contribuições originais para suporte à decisão no campo ambiental, debatendo questões relacionadas a problemas e conflitos ambientais existentes no mundo e no Brasil. Os temas de maior interesse da Revista são: "Avaliação, Gestão e Conservação Ambiental”, “Avaliação Ambiental e Geotecnologias”, “Gestão e Planejamento de Espaços Territoriais Especialmente Protegidos”, “Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos", "Desenvolvimento, Sustentabilidade e Inovação”, “Conservação de Energia e Energias Renováveis”, “Gestão Ambiental das Cidades, Gerenciamento de Resíduos e Efluentes” e “Tecnologias Ambientais e Inovação Industrial" entre outros temas correlatos. O BOAARL também publica artigos de revisão. A partir do v.9 n.1, a revista passou a estar disponível exclusivamente no formato eletrônico on-line em Open Access. Publica, após processo de avaliação por pares, contribuições inéditas nos idiomas português, espanhol e inglês. Este periódico não cobra taxas dos autores nem de suas instituições para a submissão, processamento e publicação de artigos.

  • Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense

    Cadernos de Extensão do Instituto Federal Fluminense é uma revista com periodicidade anual que recebe artigos e relatos de experiência para a reflexão e divulgação de ações de extensão. Fundada em 2014, a revista passou por recente reformulação. Sua atuação foi ampliada ao abrir-se para a submissão de trabalhos com o objetivo de promover o diálogo entre as diversas instituições e agentes que realizam Extensão. É proposta, desta maneira, a consolidação da revista como espaço para construção de conhecimento sobre a Extensão e a partir dela. Dimensão inescapável das instituições, a extensão deve se realizar de maneira articulada ao ensino e à pesquisa. Corresponde ao esforço de, em diálogo permanente com a sociedade, produzir respostas efetivas aos seus desafios e impactar a transformação positiva dos territórios que habitam. Além disso, é lugar de promoção da formação cidadã, interprofissional e interdisciplinar, que leve à construção de conhecimento inovador sobre a realidade em que se insere. A Extensão se organiza em oito áreas temáticas, as quais se objetivam ver materializadas nas edições publicadas pela revista:

    • Comunicação;
    • Cultura;
    • Direitos Humanos e Justiça;
    • Educação;
    • Meio Ambiente;
    • Saúde;
    • Tecnologia e Produção;
    • Trabalho.
  • Bolsista de Valor

    Revista de Divulgação do Projeto Universidade PETROBRAS/IF Fluminense - está à disposição da sociedade, principalmente daqueles que se interessam pela questão da sustentabilidade e da preservação da vida. É uma publicação, como o próprio nome aponta, que agrega importância singular ao Projeto “Universidade PETROBRAS”, principalmente por expressar um outro pensar a respeito da educação profissional e tecnológica.

    ISSN Impresso: 2179-6971

  • XXI Encontro Nacional de Modelagem Computacional e IX Encontro de Ciência e Tecnologia de Materiais

    Os eventos científico-técnicos XXI Encontro Nacional de Modelagem Computacional e IX Encontro de Ciência e Tecnologia de Materiais foram realizados no período de 08 a 11 de Outubro de 2018 na cidade de Búzios-RJ e organizados pelo IFFluminense através da Diretoria de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação, com apoio do IPRJ/UERJ, da UESC e do CNPq. Foram publicados nessa edição cerca de 310 trabalhos. No Encontro Nacional de Modelagem Computacional (ENMC) e no Encontro de Ciência e Tecnologia de Materiais (ECTM) são consideradas submissões nas seguintes modalidades: Acústica e Vibrações (ACV), Aplicações em Engenharia Biomédica (EBM), Aplicações em Engenharia Nuclear (ENC), Aplicações em Engenharia Química (EQM), Ciência dos Materiais (CMT), Computação de Alto Desempenho (CAD), Fenômenos de Transporte (FTP), Matemática Aplicada (MAP), Materiais Compósitos (MTC), Materiais Metálicos (MTM), Métodos Computacionais (MCP), Modelagem de Sistemas Biológicos (MSB), Modelagem, Simulação e Controle de Processos (MSC), Otimização e Pesquisa Operacional (OPO), Problemas Inversos (INV), Processamento de Imagens (PIM), e Processos Estocásticos (PES).

    ISBN 978-85-54077-00-6

  • Circuito de Iniciação Científica

    A pesquisa, no CEFET Campos, nesses últimos cinco anos, apresentou um crescimento representativo, seja quanto ao número de projetos de pesquisa, seja no que tange à importância deles para a sociedade. Em consonância com princípios e metas da Instituição, a pesquisa traz como suas prerrogativas contribuir para o desenvolvimento regional, para a solução de problemas nas suas áreas de atuação, para o avanço técnico-científico do país, e para o aperfeiçoamento da formação e da qualificação profissional, no âmbito da educação tecnológica, nos diferentes níveis e modalidades de ensino.

    ISSN: 1981-9714

  • Congresso de Tecnologia da Informação

    O Congresso de Tecnologia da Informação (CITI) tem como objetivo divulgar a produção científica na área de Tecnologia da Informação e Educação buscando proporcionar a disseminação do conhecimento tecnológico. De maneira a obter um ambiente para a troca de experiências e idéias entre profissionais, estudantes e pesquisadores nacionais que atuam em pesquisa científica e tecnológica na área de informática e em áreas correlatas.

    ISSN: 2236-8884

  • Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão - CONEPE

    O Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão – CONEPE tem como objetivo  promover um espaço aberto à discussões a respeito dos três grandes pilares da Educação, e além disso, integrar os eventos das diversas áreas e cursos do IFFluminense campus Campos-Guarus.

    O evento é constituído de conferências, palestras e exposição de trabalhos científicos, propiciando a constituição de redes colaborativas e de pesquisa contribuindo para a construção e difusão de conhecimentos em nosso País.

    ISSN: 2358-7709 (CD-ROM)
    ISSN: 2525-975X (Eletrônico)
  • Congresso Fluminense de Pós-Graduação - CONPG

    O Congresso é resultado da parceria que vem sendo construída entre a UENF, o IFF e a UFF e congrega a  Mostra de Pós-Graduação da UENF, a  Mostra de Pós-Graduação do IFF e a  Mostra de Pós-Graduação da UFF.

    ISSN: 2177-6180

  • Confict

    A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) e o Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da UFF (ESR) possuem Programas de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Anualmente, os bolsistas desses Programas devem apresentar à comunidade seus trabalhos de pesquisa no Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT).

    ISSN: 2177-6180

  • Encontro de Educação à Distância

    A EaD desponta no interior dos sistemas de ensino não para competir com a educação presencial, e muito menos para substituí-la, mas como uma alternativa tanto para atender a uma parcela significativa do contingente populacional que busca capacitação profissional, como para complementar as ações desenvolvidas no ensino presencial.

    ISBN: 85-999-68-07-9

  • Encontro de Educação Matemática

    Em 2004, surgiu e ideia de se realizar um evento para divulgação dos trabalhos construídos pelos alunos nas disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense -IFFluminense-, campus Campos Centro. Desde então, o curso promoveu três encontros regionais de Educação Matemática: a I Semana de Matemática em 2004, a II Semana de Matemática em 2008 e a III Semana de Matemática em 2010. Cada evento contou, em média, com a participação de 300 professores e licenciandos em Matemática da cidade de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro e também cidades de outros estados.

    Abrigado na concepção da Educação Matemática como uma subárea da Educação, o Curso de Licenciatura em Matemática do IFFluminense, campus Campos Centro, propõe o I Encontro de Educação Matemática em substituição à Semana de Matemática que vinha desenvolvendo nos últimos 6 anos. Com esta alteração, centra seu foco nas reflexões acerca das questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem de Matemática.

    Trata-se de um espaço para troca de vivências entre profissionais da área de Educação Matemática e de licenciandos, além de promover a comunicação de resultados de pesquisas, de atividades de extensão e de relatos de experiências, na busca da construção de um corpus de conhecimento que vise a promoção da qualidade da educação matemática da região.

    ISSN: 2318-5198

  • Encontro de Extensão

    A extensão pode ser considerada um espaço de construção doconhecimento realizado a partir da troca e do diálogo entre servidores e alunos das Instituições de Ensino Superior e a comunidade em geral.

    Reunir os Programas e Projetos de Extensão desenvolvidos no IFFluminenseno com o intuito de que servidores e alunos envolvidos possam compartilhar experiências e (re)pensar as práticas extensionistas realizadas é o objetivo principal do Encontro de Extensão do IFFluminense.

    As diversas áreas temáticas abordadas indicam a pluralidade do saber desenvolvido no IFFluminense e o compromisso institucional de estabelecer relação coma comunidade levando em consideração conceitos como territorialidadee cultura local.

    ISSN: 2358-9507

     

  • Encontro Nacional de Professores de Letras e Artes

    O evento nasceu de um encontro de idéias e afinidades com o pensamento da então responsável pela Coordenação de Códigos e Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos dos Goytacazes, professora Renata Ribeiro Gomes de Queirós Soares. Inquietas com as novas mudanças no ensino e com o afastamento acentuado entre aqueles que ensinam, responsáveis pelo saber-fazer, e os que fazem, pesquisam, descobrem e ‘sabem’ o conhecimento sem, entretanto, terem, muitas vezes, a oportunidade de discutirem a relação do saber-fazer-saber, realizamos o I ENLETRARTE, cujo tema voltou-se para a leitura e para a formação do leitor.

    ISSN: 1981-7193

  • Encontro Nacional dos Núcleos de Pesquisa Aplicada em Pesca e Aquicultura

    Com o intuito de socializar as pesquisas em processo de desenvolvimento nas mais diferentes regiões do país, potencializando as ações que já existem e articulando outras possibilidades de ações para atender as comunidades ribeirinhas com o objetivo de apresentar os trabalhos de pesquisa desenvolvidos na área da pesca e aquicultura nos núcleos, discutir os problemas e perspectivas com relação ao acesso a editais, a qualificação de pescadores e pescadoras e o incentivo aos jovens pescadores na formação profissional com vistas à melhoria de qualidade de vida e sustentabilidade das futuras gerações.

    ISSN: 2237-6399

  • Semana da Matemática

    A Licenciatura em Matemática do CEFET Campos foi iniciada no segundo semestre de 2001 e vem oferecendo 40 vagas anuais para o diurno.O currículo do curso de Licenciatura em Matemática do CEFET Campos foi concebido como um espaço de criação, “numa 'atmosfera' escolar onde todos deverão estar aprendendo o tempo todo”, participando da construção do conhecimento e da forma de sua apropriação didática. Nesta concepção, o espaço de criação transcende um espaço físico específico.

    ISSN: 1983-7321

  • Semana das Licenciaturas

    A "Semana das Licenciaturas" é um evento que pretende colocar a formação inicial e continuada de professores de Geografia, Ciências, Matemática, Letras, Educação Física e Teatro como questão central a ser pensada na busca de alternativas que, pautadas em uma concepção de educação que possibilite mais qualidade social no processo de ensino e aprendizagem e menos exclusão, ultrapassem o estado de denúncia. Tendo como pano de fundo a articulação com Escolas de Educação Básica, seja um momento de construção de propostas de ações possíveis de serem desenvolvidas no âmbito das Instituições do Ensino Superior, em especial, dos Institutos Federais. A I Semana das Licenciaturas foi realizada em 2010, ao se completarem 10 anos de implantação do primeiro curso de licenciatura do IFFluminense (então CEFET), o Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Ciências e Biologia, Ciências e Física, Ciências e Química.

     

    e-ISSN: 2596-0490

     

  • Seminário Regional Sobre Gestão de Recursos Hídricos

    O objetivo do evento é colaborar na difusão de alternativas de gestão de recursos hídricos compatíveis coma sustentabilidade regional, que vêm sendo desenvolvidas a nível nacional e internacional, adaptáveis á realidade da região e estimuladoras da participação de atores sociais das bacias em questão, com vistas ao fortalecimento do controle social no processo de gestão, e estimular a gestão participativa de bacias hidrográficas, fortalecendo o controle social no processo de gestão de bacias hidrográficas.

    ISSN: 2316-5049

  • Seminário Sobre Ecotoxicologia Aquática

    O Seminário Sobre Ecotoxicologia Aquática é um evento de natureza técnico-científico que reúne importantes expoentes do quadro nacional de pesquisa na área de Ecotoxicologia aquática. Diante do panorama de profunda preocupação sobre a preservação dos recursos hídricos no país, este evento pretende discutir com ênfase pontos de destaque no âmbito nacional e local.

    ISSN: 2237-2997

  • Workshop on Environmental Management and Sustainability

    O Workshop on Environmental Management and Sustainability (WEMS) tem como objetivo divulgar a produção científica e promover debate e intercambio entre os nossos pesquisadores estudantes e docentes na área da engenharia ambiental, com destaques para ferramentas e tecnologias para a sustentabilidade, permitindo estabelecer interfaces entre as pesquisas realizadas entre a University of Winnipeg (Winnipeg - Canada) e as pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPEA) - Mestrado em Engenharia Ambiental - Modalidade Profissional do IFFluminense (Brasil).

    ISSN: 2448-1866