POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: a trajetória histórica da Escola Técnica Estadual Agrícola Antônio Sarlo

Dayane da Silva Santos Altoé

Resumo


Este trabalho tem como tema as políticas públicas voltadas para a educação prossional agrícola em Campos dos Goytacazes (RJ). A instituição escolar lócus desta iniciativa de pesquisa é a Escola Técnica Estadual Agrícola Antonio Sarlo, criada nos anos de 1955-56 com o intuito de estimular a melhoria da produtividade agropecuária na região, especialmente da cana-de-açúcar. A pesquisa apresenta parte da história da escola, tentando compreender as forças políticas mobilizadas durante a sua trajetória, especialmente na atualidade, bem como a inuência dos aspectos econômicos regionais nesse percurso. Por décadas, a instituição desfrutou de uma posição singular por ser a única escola voltada para a formação de técnicos em agropecuária da região. Apesar disso, atualmente se constata que essa instituição tem passado por um processo de declínio no cenário educacional devido à redução acentuada do número de matrículas para o curso técnico. Finalmente, este livro busca diminuir entre professores e pesquisadores a carência de materiais disponíveis sobre a educação prossional agrícola, que na Rede Federal de Educação Prossional, Cientíca e Tecnológica se coloca como uma das primeiras
entre as mais procuradas pelos jovens brasileiros.

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DOI: http://dx.doi.org/10.19180/livros.v0i0.9182