2013

Formação de professores: histórias, experiências e proposições

Capa do Livro

Organizadores: Sérgio Arruda de Moura e Giovane do Nascimento

Sobre os organizadores: Sérgio Arruda de Moura é doutor em Literatura Comparada pela UFRJ (1992), graduado em Letras (Inglês e Português) pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), com mestrado em Letras pela mesma Universidade (1986). É Professor Associado I do Centro de Ciências do Homem (UENF). Atuando principalmente dentro dos seguintes temas: linguagem, discurso, análise de discurso e cidade, nos quais já orientou cerca de 25 dissertações no Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem da UENF (Campos-RJ).
Giovane do Nascimento possui graduação e Pós-graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e Doutorado em Politicas Públicas e Formação Humana pela UERJ. Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, atuando na área de fundamentos da educação

Formato: 16x23cm

Número de páginas: 172

ISBN: 978-85-99968-36-9

Ano de publicação: 2013

Informações de como adquirir

 

"O livro atende a uma necessidade crucial do tempo presente, quando a educação básica se encontra praticamente universalizada. A ampliação do acesso à educação escolar coloca em pauta os avanços alcançados no processo de aprofundamento da vida democrática em nosso país. Porém, coloca em cena, também, o peso das desigualdades sociais sobre o ensino e a aprendizagem. Num mundo em que os espaços públicos estão se retraindo frente ao medo do desconhecido, do imprevisto que se esconde por trás da multidão e em que se percebe o gradativo reforço do individualismo, a escola assume um valor ainda maior pela contribuição que os professores podem oferecer, frente à distribuição desigual de oportunidades e ao imperativo de inserção dos indivíduos na sociedade. No seu trabalho pedagógico, os professores buscam articular as experiências individuais de seus alunos com a memória coletiva e a história nacional".


Sumário


07Prefácio
 Profª Juçara Gonçalves Lima Bedim
09Apresentação
 Sérgio Arruda de Moura
Giovane do Nascimento
17Do ofício de ser professor: breves considerações sobre o desafio imediato da formação de professores
 Sonia Martins de Almeida Nogueira
31Práticas pedagógicas, pesquisa e currículo no ensino de História
 Leandro Garcia Pinho
Taís de Cássia Badaró Alves
51Educação e Gênero: História da Educação no Brasil e formação de professores
 Rosalee Istoe
Carolina Crespo Istoe
Carlos Henrique Medeiros de Souza
63Virtus Omnia Vincit: o papel da mulher e do magistério (campista) através de uma foto de formatura
 Silvia Alicia Martinez
Marcelo Carlos Gantos
79O fracasso escolar: alguns olhares sobre essa realidade em Quissamã/RJ
 Carolina Sobrinho
Bianka Pires André
95Incentivando o comportamento metacognitivo dos alunos: critérios para o professor
 Wilma Botelho Goliath
Vera Lúcia Deps
111A educação linguística na formação do professor: uma reflexão necessária
 Eliana Crispim França Luquetti
Karine Lobo Castelano
Monique Teixeira Crisóstomo
127Brinquedoteca: que espaço é este?
 Maria Cristina dos Santos Peixoto
145A museificação da obra literária no livro didático, do monólogo ao diálogo
 Edissa Fragoso da Silva
Sérgio Arruda de Moura
167Índice remissivo


Ficha Técnica


Ministério da Educação
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense


ReitorLuiz Augusto Caldas Pereira
Pró-Reitor de EnsinoCarlos Márcio Lima
Pró-Reitor de Pesquisa e InovaçãoJosé Augusto Ferreira da Silva
Pró-Reitora de ExtensãoPaula Aparecida Martins Borges Bastos
Pró-Reitora de AdministraçãoHelder Siqueira Carvalho


Conselho EditorialConselho Consultivo
Desiely Silva Gusmão
Edinalda Almeida da Silva
Helvia Pereira Pinto Bastos
Inez Barcellos de Andrade
Jefferson Manhães de Azevedo
Luiz de Pinedo Quinto Junior
Maria Amelia Ayd Corrêa
Maria Inês Paes Ferreira
Pedro de Azevedo Castelo Branco
Regina Coeli Martins Aquino
Rogério Atem de Carvalho
Romeu e Silva Neto
Said Sérgio Martins Auatt
Salvador Tavares
Sergio Vasconcelos
Silvia Lúcia dos Santos Barreto
Synthio Vieira de Almeida
Vania Cristina Alexandrino Bernardo
Vicente de Paulo Santos Oliveira
Wander Gomes Ney
Adalberto Cardoso (IESP/UERJ)
Antonio Carlos Secchin (UFRJ)
Antonio José da Silva Neto (UERJ)
Asterio Kyoshi Tanaka (UNIRIO e UFRJ)
Erica Maria Pellegrini Caramaschi (UFRJ)
Fernando Benedicto Mainier (UFF)
Fernando Pruski (UFV)
Francisco de Assis Esteves (UFRJ)
Gaudêncio Frigotto (UFF)
Hamilton Gomes Costa (UFRRJ)
Helder Gomes Costa (UFF)
Iná Elias de Castro (UFRJ)
Jader Lugon Junior (IFF/UERJ/SENAI)
Janete Bolite Frant (PUC/SP)
José Abdallah Helayel-Neto (CBPF/MCT)
Rodrigo Valente Serra (ANP)
Ronaldo Pinheiro da Rocha Paranhos (UENF)
Sergio Arruda de Moura (UENF)
Vera Lucia Marques da Silva (FBPN)
Virginia Maria Gomes de Mattos Fontes (UFF)
 
Revisão de língua portuguesaSérgio Arruda de Moura


Equipe Editorial
Capa e Projeto GráficoCláudia Marcia Alves Ferreira
DiagramaçãoCláudia Marcia Alves Ferreira e Fernando Prado de Matos Bettencourt
Catalogação e Revisão técnicaInez Barcellos de Andrade


F723

Formação de professores: histórias, experiências e proposições /
Organizado por Sérgio Arruda e Giovane do Nascimento. --
Campos dos Goytacazes (RJ): Essentia Editora, 2013.

172 p.: Il.

ISBN 978-85-99968-36-9

1. Professores - Formação. 2. Fracasso escolar.
3. Brinquedoteca.  4. Recursos didáticos.
I. Moura, Sérgio Arruda de, Org.
II. Nascimento, Giovane, Org.
III. Título.

CDD – 370.71

 

Tiragem: 500 exemplares
Impressão: Impressoart Editora Gráfica Ltda. | Tel.: (41) 3348-2728

Sumário