Edições anteriores

  • IV Seminário sobre Ecotoxicologia
    2015

    O IV Seminário Sobre Ecotoxicologia é um evento técnico-cientíco que reunirá importantes expoentes no quadro nacional dapesquisa na área de ecotoxicologia. Diante do quadro de profunda preocupação sobre a preservação dos ecossistemas no país, esteevento pretende discutir pontos de destaque no âmbito nacional e regional. Nesta edição o Núcleo de Ecologia e DesenvolvimentoSócio-Ambiental de Macaé o NUPEM/UFRJ será à casa da Ecotoxicologia no Estado do Rio de Janeiro. Desde o último evento o primeirodia é reservado ao cadastramento dos participantes, realização de minicursos com maior duração (8 horas) e a conferência para abertura,que será proferida pelo Dr. Pedro Zagatto pioneiro nos estudos de ecotoxicologia aquática no Brasil. No segundo dia, daremos ênfaseaos demais minicursos sobre diversos assuntos relacionados a temática ecotoxicológica e apresentação de trabalhos cientícos degraduandos, pós-graduandos e prossionais da área, na forma de banner. Este dia será abrilhantado ao nal, com palestra do presidenteda ECOTOX-Brasil (Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia) que falará sobre a Sociedade e suas experiências na área. No terceiro dia aspalestras envolverão assuntos de caráter acadêmico e tecnológico. Temas como biomarcadores, desreguladores endócrinos e algas nocivasserão abordados por especialistas brasileiros fomentando uma discussão salutar e profunda sobre estes importantes temas da ecotoxicologia.O evento será nalizado com a entrega das premiações e menções honrosas dos trabalhos apresentados nas áreas temáticasdo evento. O IV Seminário sobre Ecotoxicologia faz parte do grupo de eventos organizados pelo Programa de Pós-Graduação(Modalidade Prossional) em Engenharia Ambiental do IFFluminense.
  • III Seminário sobre Ecotoxicologia
    2013

    A III edição do Seminário sobre Ecotoxicologia entra em uma nova fase, pois além da ecotoxicologia aquática seremos também honrados pela preciosa participação de assuntos relacionados à ecotoxicologia terrestre, atmosférica e química ambiental. Nesta edição daremos ênfase no segundo dia do evento aos minicursos sobre diversos assuntos relacionados a temática ecotoxicológica e apresentação de trabalhos científicos na forma de banner.Enquanto no terceiro dia as palestras envolverão assuntos de carater tecnológico e social. Temas como biomarcadores, biossensores, biorremediação e algas nocivas serão abordados por especialistas brasileiros fomentando uma discussão salutar e juntos discutirão as propostas para o desenvolvimento da ecotoxicologia no âmbito regional e nacional. O III Seminário sobre Ecotoxicologia faz parte dos eventos organizados pelo Programa de Pós-Graduação (Modalidade Profissional) em Engenharia Ambiental do IFF.16, 17 e 18 de outubro de 2013IFF - Campus Cabo Frio
  • II Seminário sobre Ecotoxicologia Aquática
    2011

    O II Seminário Sobre Ecotoxicologia Aquática é um evento de natureza técnico-científico que reunirá importantes expoentes do quadro nacional de pesquisa na área de Ecotoxicologia aquática.Diante do panorama de profunda preocupação sobre a preservação dos recursos hídricos no país, este evento pretende discutir com ênfase em pontos de destaque no âmbito nacional e local.