A Formação do Formador e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)

Carla Patrícia Quintanilha Corrêa, Maria da Assunção Calderano

Resumo


Este trabalho apresenta um panorama da formação dos professores que atuam em
cursos de licenciatura no país, a partir de um levantamento temático realizado em
diferentes bancos de dados disponíveis em sites acadêmicos de buscas. Os
resultados deste levantamento permitem indicar alguns desafios a serem enfrentados
nesta área e apontam para a potencialidade do Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência (PIBID) em intervir no campo da formação docente. As pesquisas
revelam efeitos positivos do programa, não só na formação inicial, mas também na
formação continuada de professores da escola e da instituição de ensino superior
(IES). Este programa prevê a participação dos licenciandos, visando ao exercício de
atividades pedagógicas em escolas públicas de educação básica do país,
acompanhados por um professor da escola e outro do curso de licenciatura ao qual
pertencem. Interessa-nos refletir sobre a atuação dos professores responsáveis pela
iniciação à docência dos bolsistas nas IES, compreendendo-os como professores
formadores de novos docentes. A partir de dados empíricos advindos de investigação
sobre o tema, desenvolvidos por especialistas na área como Bernardete Gatti, Marli
André, Elza Barreto, Nelson Gimenes, Laurizete Ferragut, Carlinda Leite, Kátia
Ramos, Maria Almeida, Selma Pimenta, entre outros, buscamos refletir sobre a
relevância da formação do formador na formação do licenciando nos contornos de sua
atuação no PIBID. Neste movimento de reflexão, importa ainda alertar quanto aos
riscos de desconfiguração do programa diante de possíveis reformulações
implementadas pelo governo federal, o que pode vir a prejudicar os resultados
positivos alcançados pelo PIBID no âmbito da formação de professores na
contemporaneidade brasileira.


Palavras-chave


PIBID. Formação do formador. Formação continuada.

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