MEMÓRIA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO ESCOLAR: FORMAÇÃO PARA O (RE)CONHECIMENTO E A MOBILIZAÇÃO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS CAMPISTAS

Autores

  • Bárbara Cruz Aguiar Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Daniela Gonçalves da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Fernanda Luísa de Miranda Cardoso Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Isabela Barreto Rangel Ribeiro Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Silvia Alicia Martinez Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Palavras-chave:

Patrimônio escolar. Memória escolar. Educação patrimonial.

Resumo

A partir da compreensão de que a preservação do patrimônio histórico educativo constitui uma questão de cidadania, o Projeto de Extensão da UENF/PROEXT intitulado “Memória e patrimônio escolar: preservação, sensibilização e formação dos agentes escolares de duas escolas públicas campistas”, que tem suas bases numa consistente trajetória de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), com ênfase na história da educação e do patrimônio histórico educativo do interior do estado do Rio de Janeiro, contempla atividades voltadas à educação patrimonial no Colégio Estadual Liceu de Humanidades de Campos (LHC), um ícone do ensino secundário na região fundado em 1880, e no Colégio Estadual Nilo Peçanha (CENP), que entre as décadas de 1920 e 1970 abrigou a Escola Profissional Feminina Nilo Peçanha. O projeto, em andamento, possui duas linhas básicas de atuação: desenvolver atividades que transponham didaticamente os resultados das pesquisas realizadas acerca das instituições contempladas, de forma acessível e atraente ao público, visando dialogar com a comunidade campista e em especial com as comunidades escolares; e promover espaços de diálogo sobre educação patrimonial por meio de ações formativas voltadas ao (re) conhecimento, valorização e mobilização pela preservação do patrimônio e da memória dessas escolas. As atividades de formação propostas no projeto buscam, estrategicamente, partir dos interlocutores locais (gestores, docentes e funcionários do âmbito administrativo e de serviços gerais - limpeza, alimentação e segurança), considerando que esses sujeitos fruem uma relação contínua com o patrimônio escolar, sendo divulgadores em potencial de uma educação patrimonial. Como resultado, espera-se que a comunidade escolar de ambas as instituições (re)conheçam seus espaços como um patrimônio e fortaleçam sua ligação com a herança cultural partindo do próprio ambiente escolar.

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