O Coordenador de Área do Pibid/ISEPAM

Autores

  • Paula Silvianna Muniz Figueiredo Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert/CAPES/PIBID
  • Mírian Carvalho de Araújo Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert/CAPES/PIBID

Palavras-chave:

Pibid, Coordenador de Área, Formação.

Resumo

O artigo tem como proposta analisar a atuação do Coordenador de Área do Pibid – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, no Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert a partir de 2009, com um trabalho específico na formação dos alunos de Licenciatura em Pedagogia, atendendo crianças com dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita. O subprojeto “Construindo o Aprender” consiste na ação teórico-prática dentro do Programa e tem como foco a alfabetização e o letramento, pautado numa experiência no Centro de Apoio Psicopedagógico (CENAPP) do Instituto, desenvolvida por professores alfabetizadores, uma professora psicopedagoga do ensino superior e alunos da licenciatura e do curso Normal Médio que atuavam como colaborador-voluntários. A ação no PIBID dirigiu o atendimento a alunos de escolas de três municípios da região norte fluminense cuja média do IDEB encontrava-se inferior à estabelecida pelo MEC. Hoje totalizam 10 escolas atendidas. Os “atores” do programa são o coordenador institucional, coordenadores de área, supervisores, alunos da licenciatura em pedagogia e alunos matriculados nas séries iniciais do Ensino Fundamental da rede pública municipal. O coordenador de área, que deve exercer a docência no ensino superior e possui um papel preponderante no desempenho da proposta em vigor, atua na seleção dos bolsistas de iniciação à docência, na elaboração da proposta das atividades a serem desenvolvidas com os alunos, no preparo das capacitações quinzenais, no estímulo à produção científica, nas visitas técnicas às escolas atendidas, no contato direto com supervisores, coordenador  institucional e bolsistas de ID, entre outros. O trabalho desenvolvido cria a possibilidade de aproximação entre a Instituição de Ensino Superior e as escolas básicas, além da formação continuada dos supervisores e coordenadores, do incentivo à pesquisa e o aprimoramento à formação inicial dos licenciandos. 

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