O ensino da estatística por meio de uma experimentação concreta

Autores

  • Pâmella de Alvarenga Souza Instituto Federal Fluminense campus Avançado São João da Barra

Palavras-chave:

Ensino Fundamental. Estatística. Experimentação Concreta.

Resumo

Este trabalho tem o intuito de apresentar uma proposta realizada com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental sobre o conteúdo de Estatística. O objetivo foi que os alunos realizassem uma experimentação concreta, os quais analisaram o contexto, coletaram e organizaram os dados, desenvolvendo habilidades por meio de interpretação e da crítica em relação às situações cotidianas. O trabalho foi aplicado em duas turmas do 9º. ano, do Colégio Pró Uni, com 60 alunos no total. Reuniram-se em quinze grupos e fizeram entrevistas integrando os conceitos Matemáticos com os temas da atualidade, promovendo uma interação e exploração das opiniões. A importância de realizar esse trabalho se deve a carência em relação ao material didático destinado aos estudantes, em relação à atualidade e presenciar uma aplicação deste conteúdo. As atividades, que compõem tal trabalho, foram desenvolvidas no âmbito da coleta de dados, utilizando-se vídeos, charges, entrevista, tabelas, gráficos e questionários. O trabalho foi dividido em sete etapas: sorteio do tema, seleção do público alvo, elaboração do questionário, entrevista, coleta de dados e organização em tabelas e gráficos, e a apresentação defendendo o tema. Vale ressaltar que os alunos deveriam elaborar perguntas com pelo menos quatro respostas diferentes, entrevistar no mínimo 50 pessoas, construir dois tipos diferentes de gráficos, fazer um vídeo com pelo menos cinco pessoas, provando que a entrevista do seu grupo foi real, utilizar software, aplicativo, programa ou a mão, para construir os gráficos e apresentar o trabalho para o restante da turma, defendendo o seu tema. Após cada apresentação, foi feito debate, proporcionando a interação das turmas. Com isso, percebeu-se que o trabalho contribuiu tanto para os conceitos matemáticos quanto para a formação de bons cidadãos.

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