O ensino da Trigonometria por meio de aulas práticas

Carlos Eduardo Moraes Pires

Resumo


O trabalho em questão relata a experiência obtida numa turma de 1º Ano do Ensino Médio de uma escola do interior de Marataízes, e tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino da trigonometria de forma prática, ou seja, fazer experimentos dos conceitos, propriedades, fórmulas e teoremas estudados na Trigonometria desta série. Tal proposta tem aporte teórico nas bases da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, levando em conta a história do sujeito e ressaltando o papel dos professores na proposição de situações que favoreçam a aprendizagem. É expressamente necessário que o estudante relacione o teórico com o prático de maneira consistente e não arbitrária e que o professor leve em conta o que o aluno já sabe, para que o conhecimento seja ancorado. Por esse motivo, a proposta foi organizada em ordem dos conteúdos e conhecimentos que o aluno necessita e dividida em três partes, a saber, (i) a fundamentação teórica, (ii) exemplos dos exercícios mais utilizados em avaliações externas e livros didáticos e (iii) sugestão para aula prática, relatando as que foram ministradas. Antes, no entanto, o trabalho aborda informações para reflexões como o momento em que acontecerão essas aulas - se antes, durante ou após o conhecimento teórico; se estas são mais ou menos importantes do que as aulas teóricas; quais as possíveis vantagens e desvantagens dessas aulas e como ministrá-las sem disponibilidade de um ambiente que as propiciem e recursos materiais necessários na escola. Entre as demais conclusões da experiência, enfatiza-se a que resultou em motivação no aluno para desejar adquirir um conhecimento que, por mais que lhe apontasse a aplicabilidade, não desejava a melhoria do desempenho na avaliação externa do Governo Estadual do Estado do Espírito Santo e a abstração das aulas práticas para formulação de conceitos.


Palavras-chave


Experimentos. Trigonometria. Recursos Pedagógicos.

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