O estudo de caso e sua relação com o ensino médio integrado: a experiência do campus Santo Antônio de Pádua do Instituto Federal Fluminense

Paulo Victor Padrão Lopes, Camila Mendonça Romero Sales, Arthur Rezende da Silva

Resumo


Um dos desafios dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia é a consolidação da modalidade de ensino médio integrado. Como não há uma única forma de se efetivar a integração parte-todo, teoria-prática e conteúdos propedêuticos e técnicos, este resumo tem por objetivo compartilhar uma experiência na implementação do estudo de caso como uma atividade integradora no Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) campus Santo Antônio de Pádua. O estudo de caso teve como público-alvo os alunos do segundo ano do ensino médio integrado ao Eixo Tecnológico de Controle e Processos Industriais. A referida atividade constitui uma tentativa de materialização da proposta educacional do IFFluminense de Santo Antônio de Pádua, cuja inspiração é a politecnia, que tem como um de seus fundamentos o trabalho como princípio educativo e a integração entre os conteúdos disciplinares e áreas do conhecimento. Divididos em grupos, os alunos se lançaram à resolução de estudos de caso temáticos na área de Automação Industrial, dialogando com a comunidade na qual estão inseridos e considerando as áreas de Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza e Linguagens e Códigos em suas propostas. Desta maneira, as atividades integradoras incentivaram a busca por soluções inovadoras, o aprimoramento do pensamento crítico e o fortalecimento do trabalho em equipe, contribuindo assim, para o desenvolvimento da autonomia discente através do rompimento da mecanização do ensino. Um outro importante resultado desta experiência foi a provocação das discussões relativas às possibilidades e desafios da utilização da metodologia da problematização como recurso didático no ensino médio integrado à educação profissional e tecnológica.


Palavras-chave


Ensino Médio Integrado. Politecnia. Estudo de caso.

Texto completo:

PDF