Oficinas Pedagógicas: uma experiência de aprendizado docente através do jogo teatral

Céli do Nascimento Palácios

Resumo


Esta pesquisa é um estudo sobre uma aproximação do Teatro com a prática docente, visando verificar o processo de aprendizado na formação de professores através do jogo teatral. Parte-se do princípio de que o ensino através deste tipo de jogo atualiza e presentifica a relação do docente com o aluno, possibilizando que o aprendizado se realize através de uma experiência compartilhada entre ambos. Ao buscar uma forma de ensino desvinculada da noção de transmissão de conhecimento, que implica numa relação vertical docente-discente, o futuro docente se dispõe a buscar um ensino construído colaborativamente. Sendo assim, o presente estudo se propõe a investigar a utilização do jogo teatral na formação do futuro professor. Após terem tido aulas de jogos dramáticos e teatrais, um grupo de alunos de licenciatura em História criou seus próprios jogos a fim de ensinar conhecimentos relativos à História Antiga, resultando assim as Oficinas Pedagógicas. Essas Oficinas foram ministradas a alunos da rede pública das esferas municipal e estadual em visita ao Museu Nacional da UFRJ.O processo investigatório se dá através de uma analogia do fazer docente com o fazer teatral estabelecendo relações entre as técnicas e premissas do aprendizado teatral e a forma de ensino jogada que se propõe neste trabalho. Este trabalho se realizou a partir de uma colaboração do Setor Curricular de Artes Cênicas do Colégio de Aplicação da UFRJ dentro do projeto “Formação docente na UFRJ: diálogo entre saberes”, coordenado pela Professora Dra Regina Bustamante, do Instituto de História da UFRJ, entre 2012 e 2014.

 


Palavras-chave


Jogo Teatral, Formação docente, Experiência

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