PESQUISA E NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NA CONSCIENTIZAÇÃO DE DIFERENTES GERAÇÕES ACERCA DA ESCASSEZ DE RECURSOS HÍDRICOS

Yann Almeida Belmont Paula, Lidiane Rangel de Oliveira, Joel de Sá Rosa, Teresa Monteiro, Gecielma Rangel, Thais Pogian

Resumo


O presente trabalho teve como contexto de realização o período em que diversos Estados da Região Sudeste sofreram com o baixo índice de reserva hídrica – com destaque para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro - no ano de 2015. Com efeito, buscou-se realizar uma atividade pedagógica envolvendo bolsistas PIBID1 - UFF e alunos do Colégio Estadual Rotary II cujo tema, denominado de ‘crise hídrica’ a época, fosse discutido. Vale destacar que a experiência pedagógica desenvolvida insere-se como tema curricular transversal, integrando-se aos eixos: educação ambiental, educação em direitos humanos, educação tecnológica básica e processos de envelhecimento. Objetiva-se, portanto, desenvolver o conhecimento crítico dos alunos do Ensino Médio como internautas a respeito das questões ambientais, políticas, sociais e geracionais que envolvem o tema do uso dos recursos hídricos. A metodologia apresenta-se em três momentos: 1. Elaboração e aplicação de um WebQuest relacionado ao tema; 2. Orientação metodológica para a realização de pesquisas na rede em formato PowerPoint, contendo o título da atividade, objetivos, tarefas, processo e recursos - como o questionário a ser respondido a partir de links pré-selecionados; 3. O material apresentado foi disponibilizado, pelos alunos, no grupo criado no Facebook para a realização da atividade pedagógica. A partir da pesquisa e resposta ao questionário, cada grupo de alunos criou um roteiro e produziu um vídeo que foi “compartilhado” e “visualizado” por todos em sala. Por ser um grupo aberto, alunos de outras turmas que não participaram puderam “curtir” e “compartilhar” em suas “timeline” os vídeos de seus ‘friendsbook’. Os grupos atingiram os objetivos propostos, praticando suas habilidades de interpretação de textos. A importância do direcionamento da pesquisa proporcionou uma primeira experiência no tratamento de informações da rede de forma mais apurada e crítica pelos alunos. Com a produção de pequenos vídeos pelos grupos, inúmeras sensibilidades sobre o uso dos recursos hídricos se explicitaram, muitas delas orientadas por suportes de medias mais tradicionais da sociedade brasileira – como telejornais dentre outros.


Palavras-chave


Crise-hídrica. Geração. Juventude.

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