Relato de Experiência do Espetáculo: “A Família Perfeita”

Mônica Cristina Mesquita de Souza

Resumo


O objetivo deste trabalho é fazer um relato de experiência das atividades desenvolvidas nas aulas de Artes-Teatro no ensino médio do Instituto Federal Fluminense Campos Centro, na criação do espetáculo “A Família Perfeita”. Foi usado na metodologia e embasamento do presente relato, registros do artista-docente em diários de bordo, planos de aula, fotos e vídeos do processo. Como base da fundamentação teórica e prática do processo foram usadas as propostas de Bertolt Brecht, de Teatro Fórum na proposta de Augusto Boal, bem como os jogos teatrais da Viola Spolin, mímica corporal dramática de Etienne Decroux. A ideia central do espetáculo teve como base uma roda de discussões e reflexões em sala de aula sobre o que seria a família perfeita na nossa sociedade atual. A montagem do espetáculo foi um processo de criação e pesquisa colaborativa.  A narrativa foi baseada em cenas construídas pelos próprios alunos em trabalhos de improvisação na sala de aula. A dramaturgia e as cenas do espetáculo foram construídas e baseadas nas experiências e vivências dos próprios alunos; o resultado do processo culminou com a apresentação do espetáculo “A Família Perfeita”.


Palavras-chave


Improvisação Teatral. Metodologias. Espaço escolar.

Texto completo:

PDF